Na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 15, o Sargento da Polícia Militar, Absolon Pereira de Oliveira fez o uso da tribuna para falar da criação e implantação de 81 CDEHSP – Conselhos Democráticos e Humanitários de Segurança Pública em Vitória da Conquista.
Absolon lembrou que em 2004, o Governo do Estado lançou a campanha para implantação do Conselho Comunitário de Segurança Pública, o que o sargento considerou “ultrapassado”, sendo atualizado em 2009, com a inclusão dos trabalhadores da segurança pública.
Policiais Federais, Policiais Civis e Policiais Militares (soldados a sub-tenentes) foram considerados pelo militar, os únicos que sabem realmente onde está a violência das ruas por encararem dia e noite as demandas da segurança pública no Brasil, criticando delegados, majores, tenente-coronéis e coronéis por não combaterem o crime na periferia como os “praças”.
O militar encaminhou um material – que foi protocolado na Casa Civil do Governo do Estado – para os vereadores pedindo a implantação dos 81 CDEHSP, destes, 11 serão criados em distritos da Zona Rural de Vitória da Conquista com outros 70 na periferia da cidade.
Absolon se disse confiante no trabalho dos 21 vereadores e requereu no gabinete da vereadora Viviane Sampaio, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, e estendeu aos demais parlamentares, uma audiência pública na segunda quinzena no mês de maio, porque, segundo ele, os conselhos terão 60 dias para encontrar pessoas que possam ajudar a implantação dos CDEHSP com conhecimento técnico e prático.
O Sargento ressaltou suas contribuições para a segurança pública desde os anos 80, antes mesmo da Constituição Federal de 1988 e por fim, pediu para ninguém de fora da cidade viesse falar sobre o tema, mas sim, os próprios vereadores.