Imagem Câmara recebe manifesto da Marcha das Mulheres

Câmara recebe manifesto da Marcha das Mulheres

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLúcia RochaLuciano GomesMárcia Viviane Nildma Ribeiro

08/03/2019 11:20:00


Na sessão desta sexta-feira, 8, o Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista entregou um manifesto com reivindicações à Câmara de Municipal. O Fórum é responsável pela Marcha de Mulheres, evento que pelo terceiro ano consecutivo ocupou ruas do Centro da cidade, marcando o Dia Internacional da Mulher. 

“A Casa do Povo precisa dar respostas à população”, disse o presidente da Câmara, Luciano Gomes (PR). Segundo ele, a Casa convidará às demais entidades que receberam o manifesto para a sessão solene de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares, que também debate o Dia Internacional da Mulher. A sessão será realizada na próxima quarta-feira, 13, a partir das 8h30.

Na tribuna, Ana Cristina, presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), e uma das representantes da Marcha, apresentou reivindicações do movimento à Casa. Em seu discurso, Ana salientou que várias mulheres da zona rural estavam presentes e destacou que as condições das estradas e escolas rurais estão precárias.

A líder também se manifestou contra a Reforma Trabalhista do governo Michel Temer e contra a Reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro, as quais ela considerou serem prejudiciais para as mulheres. Ainda em sua fala, a sindicalista criticou as ações da Prefeitura que, segundo ela, “prejudicaram as mulheres e retiraram direitos no ano passado”.

As participantes da marcha entregaram um manifesto em nome das mulheres trabalhadoras do campo e da cidade, o qual também foi entregue à Prefeitura Municipal, ao Banco do Nordeste e à Gerência do INSS. “Não é um papel para ser guardado, se fosse, seria entregue em branco”, comentou a representante.
 
Vereadoras destacam avanços na luta das mulheres – A vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) frisou que o 8 de Março é um dia de luta das mulheres, de sair às ruas reivindicando direitos. Ela explicou que aderiu à Marcha das Mulheres porque é uma luta que busca melhores condições para as mulheres, o fim de todos os tipos de violência, sobretudo o feminicídio. A parlamentar agradeceu a acolhida da Câmara ao manifesto da marcha. 

Já a parlamentar Viviane Sampaio (PT) destacou que a lutas das mulheres é política e social. Ela afirmou que é importante a Casa receber o manifesto e as organizações que promovem a Marcha. “Nós que estamos aqui não somos convidadas para estar no movimento das mulheres. Nós, enquanto mulheres, temos o direito e a obrigação de nos fazermos presentes. Nós não precisamos esperar sermos convidadas. Nós precisamos conquistar os nossos espaços, que são espaços de luta, de conquistas, de reivindicações e espaços de resistência”, falou Sampaio.   

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) parabenizou todas as mulheres do mundo, especialmente as brasileiras. Ela destacou que, ao longo dos anos, ocorreram avanços na luta das mulheres, mas ainda são grandes os desafios.  






  

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31