Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), na manhã desta sexta-feira, 14, a vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) destacou a necessidade de o Executivo Municipal informar aos parlamentares sobre como o dinheiro público será aplicado no município, conforme está estabelecido em lei.
A vereadora solicitou ao líder do Governo na Câmara, Luís Carlos Dudé (PTB), que faça junto ao prefeito uma intervenção quanto às emendas impositivas, cujo atendimento é obrigatório, conforme determinação da lei. “Todos os vereadores têm compromissos com a população de Vitória da Conquista”, disse ela esclarecendo que o vereador não faz as emendas pensando em si, mas para atender às necessidades da população.
Setembro Amarelo – Neste período da campanha do Setembro Amarelo, que visa prevenir a ocorrência de casos de suicídio, a vereadora destacou a necessidade de as pessoas que estão passando por alguma dificuldade psicológica, com tendências suicidas conversem com pessoas de sua confiança, a fim de evitar o encerramento voluntário de suas vidas. “No Brasil o número de casos aumentou 34%. O aumento exponencial de mais de 30% coloca-nos em uma situação delicada”, avaliou a parlamentar.
Ela apontou ainda que a forma como se fala do suicídio é importante, evitando o sensacionalismo, que acaba por prejudicar a busca para evitar a sua ocorrência. Nildma contou que será realizada uma audiência pública no próximo dia 19 de setembro sobre a Campanha do Setembro Amarelo, com a presença de várias pessoas ligadas à questão discutindo formas de frear o avanço das ocorrências de suicídio.
Utilidade Pública – O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2015 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.
Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
Com o Setembro Amarelo, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.
Hoje em dia, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens. De acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
Ligue 188 – O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente, através do telefone 188 todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.