Professor Cori quer que Governo apresente planejamento estratégico para amenizar falta d’água na zona rural
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaCoriolano MoraesPT
14/09/2018 10:15:00
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), na manhã desta sexta-feira, 14, o vereador Professor Cori (PT) disse que na próxima sessão apresentará um requerimento ao Executivo Municipal, cobrando um planejamento estratégico de emergência para abastecimento de água na zona rural.
O parlamentar apontou que houve uma redução muito drástica no número de caminhões pipa que atendiam às comunidades rurais no abastecimento hídrico. “Dos 38 veículos contratados pelo Exército Brasileiro para abastecer a zona rural, hoje se encontram 15. Dos quatro veículos contratados pela Prefeitura com recursos próprios, hoje se encontram dois, ou seja, de 42, tem apenas 17 veículos”, calculou o parlamentar.
Professor Cori elencou algumas comunidades rurais, cujos moradores estão sofrendo com sérias dificuldades de abastecimento hídrico:
• Poço da Vaca;
• Deus Dará;
• Boa Sorte;
• Roseira;
• Pau Ferro I;
• Pau Ferro II;
• Poço Cumprido I;
• Poço Cumprido II.
O vereador lembrou que a Câmara aprovou uma verba de contingência para buscar solucionar o problema. “Nós aprovamos nesta Casa uma verba de contingência”, apontou ele cobrando maiores investimentos que garantam dignidade de vida para os moradores da zona rural. “Essa estratégia tem que acontecer”, apontou.
O parlamentar destacou que Vitória da Conquista tem condições climáticas muito particulares, de modo que o planejamento precisa ser feito por profissionais que conheçam as particularidades da região. “A nossa variação altimétrica é em torno de 300 a 1100 metros. A nossa variação pluviométrica, tem localidade de 500 – 600 milímetros por ano e tem de 1100 milímetros”, detalhou ele. “Tem que ter um planejamento estratégico anual. Não podemos aceitar que a Prefeitura atue sem um levantamento técnico, sem uma orientação do planejamento financeiro”, concluiu Professor Cori.