Imagem Viviane volta a criticar gestão municipal: Herzem criou “cidade imaginária”

Viviane volta a criticar gestão municipal: Herzem criou “cidade imaginária”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária

25/04/2018 11:00:00

Na sessão ordinária dessa quarta, 25, a vereadora Viviane Sampaio (PT) disse concordar com o ex-vereador e ex-secretário municipal, Arlindo Rebouças, que afirmou que o prefeito Herzem Gusmão criou uma “cidade imaginária”, na qual, acreditaria o prefeito, “se encontra uma cidade limpa, organizada e que está mudando para melhor”.

Para ela, a realidade é que Vitória da Conquista passa por um desgoverno que tem provocado o caos, mazelas estampadas nos veículos de comunicação locais. Ela afirmou, por exemplo, que as estradas rurais foram abandonadas, falta transporte escolar na zona rural e sobra sujeira nas feiras livres e na Central de Abastecimento, o Centro Cultural Glauber Rocha foi abandono, crescem as queixas sobre a Saúde e a Educação e caos se instalou no sistema de transporte coletivo. Viviane considera a última questão preocupante porque o prefeito “afirma que não existe problema”.

A parlamentar afirmou que não é novidade essa “cidade fictícia” nas narrativas do gestor. “Já é de praxe desse prefeito ter cidades fictícias. Quando o então prefeito Guilherme [Menezes] governava Vitória da Conquista existia também uma cidade fictícia que o prefeito Herzem [na época, radialista] anunciava através do microfone que era a cidade do caos e que ele tinha solução para todos os problemas. Agora que é o prefeito da cidade parece que ele esqueceu dessas soluções ou então, realmente, comprovou que não tem competência administrativa para governar Vitória da Conquista”, afirmou.

Irregularidades na Saúde – Segundo Viviane, as pessoas enfrentam, cotidianamente, dificuldades na marcação de exames, no acesso a consultas médicas e medicamentos. “Recebi, recentemente, denúncia de gestantes que não estão conseguindo acesso ao pré-natal de alto risco. O prefeito Herzem insiste em propagar que a cidade está linda”, lamentou. A crítica se estende ao que a parlamentar considera falta de planejamento, até mesmo para construir um quebra-molas. Ela lembrou que numa mesma semana a prefeitura construiu e depois foi forçada a retirar um quebra-molas na Avenida Juracy Magalhães “porque estava causando alagamento”.

Para Viviane não é surpresa os problemas apontados. “Cadê a gestão que iria governar com os melhores? O prefeito Herzem não se cansa em propagar inverdades em seus discursos repetitivos, vazios e totalmente desconectados da realidade”, disparou. Ela relatou que na inauguração da Clínica de Fisioterapia “o prefeito fez questão de dizer que o seu filho presta assessoria voluntária e espontânea na Saúde e que o mesmo esteve numa determinada unidade e se surpreendeu porque os médicos precisavam levar cadeiras para trabalhar”.

Viviane afirmou que o “filho do senhor prefeito não estava nessa unidade de Saúde voluntariamente” e sim a serviço da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), à qual é vinculado. “Desafio aqui a qualquer pessoa que profissionais precisam levar cadeiras para trabalhar”, disse.

A edil ponderou que, em quase dois anos de gestão, a maior parte dos equipamentos da rede básica, composta de mais de 70 postos na zona rural e 37 unidades básicas de saúde, “não recebeu sequer uma demão de tinta dessa atual gestão”. Ela advertiu que a gestão de Herzem “só não está pior porque herdou diversos projetos e recursos da gestão passada”.

A vereadora ainda rebateu críticas a Rui Costa. “Aquele que não está vendo as obras do governador Rui Costa na Bahia e no município de Vitória da Conquista são os verdadeiros cegos. Só não enxerga aquilo que não quer ver”, falou.

Confira o pronunciamento da vereadora:

Maio 2024