Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária
16/02/2018 11:00:00
Na sessão ordinária dessa sexta, 16, o Líder da Bancada de Oposição, Valdemir Dias (PT), criticou a gestão do prefeito Herzem Gusmão por falta de planejamento na tomada de decisões. Ele comentou a notícia de que a Prefeitura Municipal vai pagar o 13º no mês do aniversário do servidor. “Como pagar o 13º salário antecipado a um servidor que faz aniversário em janeiro ou fevereiro? Se por acaso esse servidor pedir exoneração no mês subsequente ele vai ter que devolver [o valor do 13º recebido]?”, questionou.
Para Valdemir, “o prefeito sem projeto tem tomado decisões sem nenhum estudo prévio”. Segundo ele, o benefício não foi criado para esse fim e sim para fomentar a renda do trabalhador no final do ano e também o comércio local. O vereador acusou a equipe do gestor de não fazer nenhum estudo prévio para anunciar essa decisão. Conforme ele, na gestão de Guilherme Menezes, o pagamento vinha sendo feito em duas parcelas, uma no meio do ano e outra no mês de dezembro. A primeira parcela é devida, pois o servidor já trabalhou o período corresponde ao valor pago. Já a segunda parcela fomenta a renda do servidor e o comércio nas compras de final de ano.
Em sua fala, o edil cobrou ainda o cumprimento de uma promessa do atual prefeito – o pagamento do 14º salário aos servidores da Educação. “Passou-se o ano de 2017 e não vimos esse pagamento”, alertou. Valdemir também cobrou o pagamento das horas extras e o terço de férias aos servidores. Para ele, o anúncio sobre o 13º salário é para encobrir “toda essa incompetência dessa administração”.
O vereador comentou ainda a fala de Pedro Paulo Barbosa Neiva, representante dos aprovados no último concurso da Prefeitura Municipal. Valdemir cobrou a convocação desses profissionais, especialmente porque o prazo do concurso vai expirar no próximo dia 26 de fevereiro.
Confira o discurso do vereador: