Imagem Bibia denuncia apadrinhamento político no Minha Casa Minha Vida

Bibia denuncia apadrinhamento político no Minha Casa Minha Vida

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária

08/12/2017 11:50:00

Na sessão dessa ordinária sexta, 8, o vereador Edjaime Rosa Bibia (PMDB), líder da bancada de Situação, comentou a situação de assentamentos, conjuntos habitacionais populares e ocupações em Vitória da Conquista. Segundo ele, em diversos momentos, a Câmara presenciou depoimentos de comunidades na luta pela casa própria. “Mas, esse erro não vem por acaso agora não. Esse erro já vem do governo passado, do governo Guilherme [Menezes]”, falou. Segundo Bibia, derrubou-se casas nos bairros da Alegria, Nossa Senhora Aparecida, Cidade Maravilhosa e no Alto da Serra.

Para Bibia, as pessoas não podem usar a tribuna para ofender os outros. Ele frisou que todas as partes devem ser ouvidas, referindo-se à reintegração de posse na ocupação Cidade Bonita, efetivada pela Prefeitura Municipal, no último quatro de dezembro, com participação da Polícia Militar e Ministério Público baiano.

Em sua fala, lembrou que os edis mais aguerridos na causa da habitação foram ele e o ex-vereador Arlindo Rebouças. Segundo Bibia, eles apuraram que o cadastramento do programa de habitação Minha Casa Minha Vida era ilegal. Bibia informou que esteve na Caixa Econômica com outros colegas e teve acesso às tabelas de beneficiados elaboradas pela prefeitura. O vereador denunciou que 30% destes não se encaixam nos pré-requisitos do programa. “Nós constatamos pessoas que tem empresa morando no Minha Casa Minha Vida”, detalhou. Ele alertou que existem pessoas que possuem propriedades em outros locais e foram beneficiadas. Elas não moram nas casas, alugam ou repassam para amigos. Segundo ele, essas pessoas receberam o benefício via apadrinhamento político. Por outro lado, apontou Bibia, muitas famílias que atendem às condições ficaram de fora do programa.

O edil pediu desculpas pelos discursos calorosos durante a sessão e à imprensa em geral por ser citada nas falas de alguns vereadores. Ele advertiu que são muitos os profissionais de comunicação com um trabalho coerente e ético.

Setembro 2024