Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Vereadores parabenizam 60 anos do Colégio Paulo VI

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Vereadores parabenizam 60 anos do Colégio Paulo VI

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência Pública

30/10/2017 13:30:00

Na última sexta, 27, o Colégio Paulo VI, na região oeste da cidade, recebeu uma comitiva da Câmara Municipal de Vitória da Conquista e foi palco de uma audiência pública. A ação itinerante do Legislativo marcou a comemoração dos 60 anos da escola, uma das mais icônicas da educação conquistense. A audiência foi proposta pelo vereador Luís Carlos Dudé (PTB) e aprovada pelos demais parlamentares.

O vereador Luís Carlos Dudé (PTB) iniciou sua fala fazendo uma saudação especial a Sebastião Castro. Ao falar do Paulo VI, o vereador destacou a importância dos frades em Conquista, principalmente Frei Serafim, “figura histórica e que merece homenagens. “Ele pensava a educação lá na frente e dizia que sem educação o Brasil não avançaria”, contou. Para Dudé, o Colégio Paulo VI foi decisivo também para o avanço da zona oeste da cidade.

O presidente da Casa, Hermínio Oliveira (PPS), afirmou que o Colégio Paulo VI vem contribuindo ao longo das seis décadas de existência para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Ele lembrou que na instituição foram formadas inúmeras pessoas que contribuíram para a história do município. Oliveira parabenizou a escola pela pedagogia franciscana adotada que trabalha com princípios éticos e segue o lema “educar para amar”. O presidente aprovou a proposta de renomear a atual Avenida Brumado de Frei Serafim do Amparo, que foi Vigário Cooperador do Colégio.

O vereador Danillo Kiribamba (PCdoB) ressaltou que foi aluno da instituição. Ele disse que foi uma emoção participar da celebração de 60 anos do Paulo VI e frisou que suas principais amizades hoje tiveram início quando estudou no colégio. O mesmo aconteceu com o envolvimento musical. O vereador, que é artista, disse que subiu a um palco pela primeira vez no Paulo VI. Em sua fala, destacou a formação ética, cidadã e moral que recebeu na escola.

Para o parlamentar Valdemir Dias (PT) o Paulo VI é um patrimônio de Vitória da Conquista. Ele salientou que convive com a comunidade da escola desde 1976, tendo residido próximo ao prédio e, mais tarde, matriculou o filho no colégio. “O Paulo VI faz parte da história do meu filho”, disse.

Jorge Bezerra (SD) afirmou que é morador do bairro Ibirapuera há mais de 30 anos e por isso conhece bem a trajetória do Paulo VI, a qualidade da educação e o compromisso da equipe. Bezerra destacou a importância da escola para o lado oeste da cidade. Ele aprovou a proposta de nomear a atual Avenida Brumado com o nome da escola.

“A felicidade que tenho de estar aqui hoje é imensa, pois tenho orgulho em dizer que sou filha desta casa”, disse a vereadora Lúcia Rocha (DEM), ex-aluna do Paulo VI. Ela lembrou a chegada de sua família ao município, em 1967, para afirmar que sua trajetória começou no colégio. Lúcia frisou que ela e seus irmãos foram bem recebidos pelo Frei Serafim, responsável pela escola. No Paulo VI, segundo Lúcia, recebeu uma educação completa. Ela salientou que a qualidade do ensino é mantida até hoje, cumprindo o lema da instituição: “educar para amar”. Para Lúcia, a escola foi um dos vetores do desenvolvimento de Conquista porque gestou lideranças importantes para a história do município.

O vereador Professor Cori (PT) relembrou que quando foi secretário de Educação propôs um trabalho de resgate da memória do Conselho Municipal de Educação. O vereador explicou que também propôs nomear o colegiado Frei Serafim do Amparo. Nesse trabalho, identificou que, em 1972, foi instalado no município o conselho, o primeiro do interior da Bahia. Professor Cori cumprimentou os familiares do frei, presentes no evento. Ele salientou que outras homenagens devem ser feitas, podendo ser em conjunto – Executivo e Legislativo. O vereador ressaltou os princípios éticos trabalhados pela pedagogia do Paulo VI como um dos principais basilares da sólida trajetória da instituição.

Março 2024