Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara festeja Dia do Cirurgião-dentista

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara festeja Dia do Cirurgião-dentista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaArquivo

24/10/2017 23:00:00


Aconteceu na noite dessa terça, 24, uma audiência pública sobre o Dia do Cirurgião-dentista, data celebrada no dia 25 de outubro. O requerimento foi da vereadora Viviane Sampaio (PT) que relatou o surgimento da data. A data remonta o decreto de Lei nº 9.311, de 25 de outubro de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Incialmente denominada “arte dentária”, a odontologia evoluiu através dos tempos até se tornar uma Ciência da Saúde.

Viviane ressaltou o pioneirismo de Conquista que estabeleceu a presença de dentistas nas equipes de saúde da família já no início dos anos 2000. Segundo a vereadora, na época, foi um desafio porque as equipes não tinham referência do trabalho de dentista nessa linha de saúde da família. Ela concluiu que foi um aprendizado e, sobretudo, um avanço para a população que passou a contar com um serviço essencial. Viviane frisou que somente em 2003, na gestão do então presidente Luís Inácio Lula da Silva, o país ganharia uma política nacional de saúde bucal – o Brasil Sorridente. Antes dele, o Brasil não tinha política pública de saúde para o setor.

Pedro Luís de Castro Lanzoni Breda- delegado CRO de Vitória da Conquista, falou sobre o crescimento da odontologia no município. “Só de faculdades já são três na cidade. Enquanto dentista eu acho isso incrível, essa grandiosidade”, disse.  Ele parabenizou a vereadora Viviane Sampaio pela realização da audiência.

A presidente da Associação BO, Karine Brasileiro de Oliveira, fez um pequeno relato sobre a história da instituição em Conquista. Ela remontou a fundação da Sociedade Odontológica Conquistense (SOC) ano de 1952. Quase duas décadas depois, em 1974, a SOC se filia à Associação Odontológica Brasileira, tornando-se Associação Brasileira de Odontologia Regional de Vitória da Conquista (ABO-VC). Atualmente, a entidade é titular do Conselho Municipal de Saúde e sua abrangência se estende todo o sudoeste baiano, Serra Geral e norte de Minas Gerais.

Karine destacou a criação da Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP), em 2005, por meio de convênio entre a ABO-VC, a Prefeitura Municipal e a Uesb. Sua grade de cursos se distribui nas áreas de aperfeiçoamento, especialização, imersão e habilitação. São ofertados mais de 10 cursos como Cirurgia, Implantodontia e Odontologia Hospitalar, por exemplo.

Dayse Samara Brandão de Matos, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade da Maurício de Nassau, ressaltou a importância do papel do cirurgião-dentista, profissão que conta hoje com mais de 22 especialidades registradas no conselho federal da classe. Dayse contou sobre sua trajetória na profissão, destacando sua experiência da saúde coletiva. Ela já atuou com cirurgiã dentista da saúde da família e foi coordenadora de saúde bucal do município, realizando o segundo levantamento epidemiológico de saúde bucal de Vitória da Conquista, e a implantação de atenção a saúde bucal, também em Conquista, rendendo a cidade o prêmio Brasil Sorridente. “Foi um trabalho coletivo e a referência para esse trabalho deve ser a várias coletas que hoje estão aqui”, disse. Dayse se dedica hoje a docência. “E tenho a intenção de poder compartilhar esse conhecimento e experiência adquiridos durante todos esses anos na área”, disse.

A ortodontista Luiza Nayara Almeida Lyra Correia destacou a importância da saúde bucal para o completo bem-estar físico, emocional e social. “As pesquisas científicas revelam que os olhos e a boca são os pontos de maior atratividade na face. E que um sorriso bonito, com dentes alinhados e brancos, é de grande importância para o bem-estar emocional do indivíduo”, falou. Com base em dados levantados em trabalhos científicos de âmbito local, a profissional ressaltou que ainda persistem problemas como a prevalência de caninos retidos e más oclusões em crianças conquistenses.

Rogério Vieira Silva, docente do curso de Odontologia da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), já atua na área há cerca de 21 anos e trouxe ao debate um pouco da sua experiência na profissão. “Atuei cerca de 15 anos na saúde coletiva e tive o prazer de construir a história da saúde bucal de Vitória da Conquista, fazendo parte de umas das primeiras equipes. Lá eu tive o prazer de vivenciar e aprender muito como profissional de saúde e como cirurgião-dentista”, contou. Ele destaca o seu aprendizado humanístico durante esse período. “Mas acima de tudo eu aprendi a ser gente. Eu pude vivenciar experiências maravilhosas de relacionamento com a comunidade, com a oportunidade de apresentar diversos projetos”. Para ele Vitória da Conquista sempre se destacou em inciativas de incentivo à saúde bucal.

O cirurgião-dentista Luciano Singurá relatou sua trajetória na área. Graduado e mestre pela Universidade Federal da Bahia, Singurá ressaltou que sua formação foi toda feita em instituições públicas. Ele agradeceu a oportunidade que teve e ressaltou que o ensino público deve ser valorizado. Singurá é professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e também integra a equipe do Hospital de Base. Segundo ele, o ensino em odontologia na região é bem avaliado e não deve nada a ninguém. Aos estudantes, o profissional aconselhou sempre serem éticos.

PLENÁRIA

Durante a audiência, os odontólogos que estavam presentes no local também puderam contribuir com o debate e contar sobre suas experiências profissionais. A dentista e professora da FAINOR, Dilma Carvalho Santana, afirmou que escolheu cedo a profissão. Ela agradeceu a realização da audiência e destacou a participação de seus alunos no evento. Dilma, que não é de Conquista, agradeceu ainda pelo Título de Cidadã Conquistense que recebeu, um reconhecimento da cidade à suas contribuições. Em sua fala, a profissional ressaltou que a odontologia está bem estabelecida em Conquista, apresenta cursos de formação e excelentes profissionais. Dilma convidou a todos para o I Congresso de Odontologia do Sudoeste Baiano – Cosb, uma realização da FAINOR. O evento começa na quinta, 26, e segue até o sábado, 28.

Já a  dentista Suzana Ribeiro, ex Secretária de Saúde do Município (2003 a 2010) e ex Coordenadora de Atenção Básica (2000 a 2002), contou sobre os avanços da odontologia, em Vitória da Conquista, e sua consolidação como política pública. Suzana destaca o movimento em 1997 que conseguiu impedir a liberação de alvarás de dentista a práticos (profissionais que atuam na área por ofício). “Os dentistas se uniram e conseguiram a vetação do projeto, mas a partir daí começamos a nos organizar e conquistar mais avanços para o município”, pontuou. Ela destaca inserção do Conselho Regional de Dentista no Conselho Municipal em Vitória da Conquista: “ Depois disso conseguimos garantir o dentista no atendimento da saúde da família, avançando no trabalho na saúde coletiva e de prevenção em escola e creches”, disse.

Outro ponto importante destacado pela dentista foi a implantação da escola de aperfeiçoamento profissional, uma parceria entre Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Prefeitura Municipal e Conselho Regional de Dentista. “Foi a partir disso que conseguimos inserir o serviço especializado no SUS Municipal. Fazendo com que no serviço público a saúde bucal fosse vista como política de saúde, no sentido de melhorar a qualidade da vida das pessoas”, ressaltou.

Osmário Henriques de Souza, diretor da FESEMPRE (Federação Inter-estadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais), natural de Minas Gerais, contou que sempre acompanhou os avanços das políticas públicas na área da saúde em Vitória da Conquista, e após um tempo teve o prazer de compor a equipe da saúde da família na cidade. “E isso foi muito prazeroso, ver que a odontologia estava trazendo avanços para a cidade, principalmente na margem da sociedade, que não tinham acesso a serviços odontológicos”, lembrou. Ela contou também que ao atuar em um bairro periférico de Conquista, conseguiu reativar uma unidade de saúde que estava há sete anos não funcionava. “ Interagi com a comunidade, com a escola, com a equipe de saúde, com os agentes comunitários e a unidade passou a funcionar, trazendo transformações ao local”, disse. Osmário afirma que nas demais comunidades que ele trabalhou e vem trabalhando continua desenvolvendo atividades neste sentido de integração com os moradores locais.

Confira as fotos da audiência pública em homenagem ao Dia do Cirurgião-dentista:


Audiência Pública - Dia do Cirurgião-dentista



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31