Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Especial
11/10/2017 12:05:00
Na sessão especial, realizada nessa quarta, 11, para discutir o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira (PPS) ressaltou que é gritante os dados sobre o problema. “Por isso, este tema deve ser debatido a todo instante”, falou. O vereador explicou que pesquisas apontam que a pobreza e a exclusão social são fatores agravantes da problemática. “A pobreza e a desigualdade social acabam por vitimar crianças e adolescentes, que pelas, condições financeiras, acabam sendo alvos constantes da exploração sexual”, disse.
Hermínio frisou que o enfrentamento a esses tipos de crimes precisa de mobilização. É necessário garantir os direitos de crianças e adolescentes e também proporcionar ambientes saudáveis para seu desenvolvimento. O edil destacou o papel da família. “O lugar de proteção é o lar, fundamental, sem esta linha de proteção eles se tornam vulneráveis”, disse. Ele apontou que lares desestruturados favorecem a ação dos exploradores. “Muitas vezes o ambiente é de alcoolismo, drogas, agressões físicas e psicológicas, e até mesmo estupro. Assim, as crianças e adolescentes acabam tendo as ruas como uma maneira de fugir da violência que sofrem em casa”, detalhou.
O presidente advertiu: “Falta ainda para muitos entenderem que crianças e adolescentes como pessoas em desenvolvimento e sujeitos de direitos, devem ter proteção integral, e a não concretização desse direito, favorece a atuação dos aliciadores e enfraquece o sistema de proteção”.
Casos de violência devem ser denunciados, alertou o vereador. Ele ressaltou que as denúncias podem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e pelo Disque Denúncia Nacional pelo número 100.