Imagem Cori faz discurso em defesa das Diretas Já

Cori faz discurso em defesa das Diretas Já

30/06/2017 14:15:30

[caption id="attachment_21007" align="alignleft" width="300"] Coriolano Moraes (PT)[/caption]

Em seu pronunciamento durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 30, o vereador Coriolano Moraes (PT), fez uma reflexão da atual crise política do Brasil, defendendo e explicando o porquê o país precisa das Diretas Já. Na oportunidade, Cori repudiou também a provável ação da prefeitura municipal que, segundo denúncias, demoliu a residência do senhor Lourival de Jesus, morador do assentamento Projeto Casulo.

Cori afirma que defende as Diretas já porque depois do Presidente da República ter sido flagrado por meio de uma gravação realizada pelo empresário Joesley Batista, solicitando a continuidade do pagamento de propina para manter silêncio do ex deputado Eduardo Cunha, e indicar seu assessor de confiança para receber R$ 500.000, 00 por semana durante vinte anos, o que dá um total de R$ 480.000.000,00, não dá mais para os brasileiros aceitarem a continuidade do Presidente Michel Temer.

Segundo o vereador, nesta situação, no Brasil está regulamentando na Constituição de 1988, nos artigos 80 e 81, que nos casos de vacância da cadeira de Presidente da República, assumiria o presidente da Câmara dos Deputados. Cori conta que, no entanto, “o atual está sendo acusado por receber propina de Furnas, por corrupção e lavagem de dinheiro. O segundo indicado seria então, o presidente do Senado, citado em delações por receber R$ 2,1 milhões da Empresa Odebrecht, em troca de aprovação de uma medida provisória, o que seria imoral. Nesta circunstância assumiria a Presidente do STF, a Ministra Carmen Lúcia, com a obrigação legal de realizar eleições indiretas ”, explicou. O parlamentar conta que nessas votações indiretas quem vota são apenas os senadores e deputados. “ E, 70% destes estão envolvidos em algum tipo de corrupção e passagem por acusações de caixa dois, corrupção ativa, corrupção passiva, dinheiro ilegal na mala, helicóptero com pasta base de cocaína”, indignou-se. “Ocorrendo a eleição indireta, nesta situação, iriam escolher um, entre eles, e fazer um grande acordo para manter seus privilégios, e continuarem a lesar a população em nome da governabilidade com apropriação de parte dos recursos públicos, favorecimentos e enriquecimento ilícito”, completou.

Por isso, para Cori, a melhor saída são as Eleições Diretas. “Garantindo que a ampla maioria da população possa votar. Desta forma, os eleitores, sabendo dos fatos e dos envolvidos, poderão escolher alguém que não tenha envolvimento em ato de corrupção comprovado para governar o Brasil”, defendeu.

O edil, se posicionou contra a reforma política com lista fechada. “ O Brasil precisa ser passado a limpo, os partidos têm que reformular sua forma de fazer política e não vamos aceitar uma reforma política com lista fechada, com voto distrital da forma que eles estão querendo fazer. Com lista fechada, eles querem apenas garantir, em nome da reforma política, a manutenção dos deputados e senadores para continuar a lesar a consciência e os cofres públicos do Brasil”, afirmou. Ele reforçou: Fora Temer! Diretas já!

Na oportunidade, o vereador repudiou também a provável ação da prefeitura municipal que, segundo denúncias, demoliu a residência do senhor Lourival de Jesus, morador do assentamento Projeto Casulo. Cori solicitou da Câmara Municipal uma manifestação contrária essa ação. “ É repugnante quando o governo não tem atitudes humanísticas e não segue os procedimentos legais. Há procedimentos a serem cumpridos, independente se é área de invasão, independente se é área de preservação, há uma questão protocolar no município a ser cumprida”, disse indignado. Ele solicitou que os órgãos competentes respondam por essa ação, e que os 21 vereadores visitem o local e conferir toda a base legal e tomar uma atitude em relação ao governo municipal. “Esse procedimento não pode acontecer mais no nosso município. Temos que dar um cartão vermelho a isto! Não dá mais! ”, frisou.

Maio 2024