15/05/2017 23:15:29
Durante a audiência pública, na noite dessa segunda, 15, que marcou a comemoração do Dia Internacional da Enfermagem, rememorado todo dia 12 de maio, profissionais e estudantes apresentaram questões e desafios do segmento na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. A audiência é de autoria da Comissão de Saúde da Casa, composta pelos vereadores: Viviane Sampaio (PT), presidente; Cícero Custódio (PSL), relator; e Adinilson Pereira (PSB), membro.
[caption id="attachment_19386" align="alignright" width="300"] Diego Medrado[/caption]O estudante de Enfermagem, Diego Medrado, representou os colegas e se dirigiu à enfermeira e professora de Enfermagem, Leila Silva, sobre as dificuldades enfrentadas por ela quando era estudante. Leila aconselhou os alunos a não desistirem diante dos desafios e dificuldades que o curso e a vida impõem. Ela relatou que enfrentou dificuldades financeiras, pois vêm de uma família humilde que sobrevivia com salário mínimo, além dos problemas da universidade pública, mas que nada a impediu de terminar o curso. A docente advertiu os desafios não acabam com a graduação. “Não desistam por dificuldade, elas vão fazer vocês crescerem”, disse Leila.
[caption id="attachment_19387" align="alignleft" width="300"] Wiviane Brito[/caption]A estudante de Enfermagem, Wiviane Brito, destacou a atuação da vereadora Viviane Sampaio, enfermeira e que já passou pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Ela destacou que já é técnica de enfermagem e quando decidiu por um curso superior na área, foi desencorajada. “Eu faço porque eu gosto. Gostaria muito de terminar e realmente atuar não só na área da assistência quanto em outras áreas”, disse. Ela ainda questionou a situação de muitos enfermeiros que, segundo relatos, excedem suas funções, assumem responsabilidades exorbitantes como um número de pacientes, além de sua capacidade. A Mesa respondeu que o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) deve fazer essa fiscalização, assegurando o ideal dimensionamento de pessoal, assegurado em lei específica. Elas ainda ressaltaram que profissionais que estão sendo submetidos a condições degradantes de trabalho devem provocar o Coren para que a fiscalização ocorra.
[caption id="attachment_19388" align="alignright" width="300"] Simone Galvão[/caption]Simone Galvão, também enfermeira, em uso da tribuna livre, lembrou a todos que a classe ainda não conseguiu o piso salarial e uma carga horária de 30h. “Mas estamos no processo de reformulação do código de ética. E sabemos o nosso código de ética é antigo e não atende mais a evolução da profissão”, contou. Segundo Simone, as conferências municipais e estaduais já estão acontecendo para essa reformulação. Ela pediu que todos acessem o site do Coren-BA, leiam as propostas das conferências e façam destaques e contribuições. “Até dia 31 de maio, estará aberto a propostas de pessoas da área e da sociedade civil no geral”, afirmou.
[caption id="attachment_19389" align="alignleft" width="300"] Luís Rogério[/caption]O enfermeiro Luís Rogério, parabenizou a vereadora Viviane Sampaio pelo evento. Ele frisou que toda a construção do Sistema Único de Saúde de Vitória da Conquista e região tem a contribuição das profissionais presentes na audiência. Rogério destacou lutas travadas pela Enfermagem e falou que sonha com um segmento mais unido para enfrentar os novos desafios. “O sonho é de que os nossos colegas e as nossas colegas compreendam que tudo isso que foi construído, não foi construído somente na assistência, não foi construído somente nos espaços acadêmicos, foi construído com muita luta, com muita militância”, detalhou.