10/05/2017 13:59:51
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), ocorrida nessa quarta, 10, a vereadora Lúcia Rocha (DEM) os professores monitores das creches municipais que participaram da sessão para cobrar reconhecimento. Lúcia frisou que faz parte da Comissão de Educação da Casa e colocou-se à disposição do segmento. “Vocês podem contar com essa vereadora”, disse.
Lúcia Rocha destacou o Projeto de Lei (PL) nº 32/2017, de sua autoria, que via garantir prioridade de vagas em creches para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica, de natureza física, emocional e sexual. “Sabemos que a cada quatro minutos uma mulher é vítima de agressão no Brasil. Mais de 43 mil mulheres foram assassinadas no país nos últimos 10 anos, a maioria pelo próprio parceiro. A cada uma hora e meia ocorre um feminicídio - morte de mulher por conflito de gênero – no Brasil”, relatou.
Segundo a parlamentar, sendo aprovado, a lei garantirá a transferência da criança para outra creche, caso a mãe tenha que mudar de endereço por questão de sua segurança e dos filhos. Para ter acesso ao benefício, além da documentação da criança, outros documentos deverão ser apresentados no ato de matrícula, como cópia de boletins de ocorrência e exames de corpo e delito.
Clínica – Em sua fala, Lúcia Rocha frisou que apresentou indicação para construção de uma clínica de recuperação de dependentes químicos. Ela ressaltou que muitos dependentes caem na criminalidade para sustentar o vício. “Sabemos que eles necessitam de tratamento de recuperação, mas pela falta de condições financeiras dos familiares acabam padecendo por não conseguirem arcar com as despesas clínicas”, afirmou. Ela lembrou que clínicas particulares ofertam tratamentos com preços que muitas famílias não conseguem pagar. “Por este motivo solicito dos órgãos responsáveis uma atenção maior para que essas reivindicações sejam atendidas, pois a nossa população conquistense merece viver com segurança e dignidade”, pediu.
Lagoa das Bateias – A vereadora voltou a cobrar a revitalização da lagoa. Lúcia solicitou um trabalho conjunto das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Ela destacou que a Lagoa das Bateias precisa, em regime de urgência, de roçagem, pois o mato está tomando conta do local, especialmente a pista de caminhada, utilizada por muitos moradores.