07/04/2017 13:34:06
Durante a Sessão Especial sobre o Projeto Primeiro Emprego, do Governo do Estado, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta sexta-feira, 7, os estudantes cobraram maior rapidez por parte do governo na oferta de estágios para os estudantes que estão concluindo os seus cursos técnicos.
[caption id="attachment_18319" align="alignright" width="300"] Luís Novais[/caption]O presidente do Grêmio Estudantil do Adélia Teixeira, Luís Novais, afirmou que “é engano do governo achar que o alunado não tem inteligência e poder para derrubá-lo”. Em nome do Grêmio, exigiu estágios imediatos. “É uma luta de muito tempo atrás. Não é que estamos sem estágio desde o ano passado. Foi de muito tempo”, alertou. Ele informou que turmas que se formaram há quatros anos não conseguiram concluir seus estágios. Ele frisou que os estudantes estão dispostos a deixar o ensino técnico caso o problema não seja resolvido. “Nós estamos cansados de tentar dialogar com o governo que nunca resolve. Sempre tenta medidas para solucionar e nunca se resolve”, lamentou. Segundo ele, o ensino técnico na Bahia possui 85 mil alunos, mas o Programa 1º Emprego prevê apenas nove mil vagas para o estágio. Em sua fala, Luís ainda repudiou o atual secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, por não comparecer às reuniões de negociação, sempre enviando representantes.
[caption id="attachment_18320" align="alignleft" width="300"] Pedro Araújo[/caption]O estudante do último ano do Curso Técnico em Análises Clínicas no colégio Adélia Teixeira, Pedro Araújo, disse que sua turma está concluindo o curso e todos estão sem estágios. Ele informou que a turma entrou com uma representação no Ministério Público denunciar a situação, que notificou a Secretaria de Educação dando um prazo para a solução do problema, o que não ocorreu por parte do Governo do Estado. “Estamos correndo o risco de concluir o curso sem os estágios”, disse ele pedindo que uma solução seja encontrada e colocada em prática.