05/04/2017 15:13:31
Na sessão especial sobre a escassez de água realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), ocorrida nessa quarta, 5, o vereador Valdemir Dias (PT) se solidarizou que os inúmeros moradores que enfrentam a falta de água no município, muitos tendo que carregar latas na cabeça, cena de séculos passados. “Nós não podemos admitir. Essa Casa não pode admitir tamanho retrocesso”, disse. Para ele, todos estão buscando soluções para essa problemática, as autoridades de agora e as anteriores. Ele reconheceu que “muito foi feito pelos governos, muito também se deixou de fazer”.
Em sua fala, ele ressaltou que Conquista avançou por exemplo na questão do saneamento básico. Segundo o edil, em 2000 o município possuía apenas 48% de cobertura, saltando para 85% em 2017. “Mas muito se deixou de fazer também”, detalhou. Ele citou a “lentidão da licitação”, várias desertas, e a burocracia da área pública. “Não podemos nos dar por satisfeitos. Isso é uma obrigação dessa Casa e a da população conquistense cobrar dos nossos governantes”, advertiu.
Para ele, as ações para resolução do problema têm que acontecer em vários setores: convivência com a seca, uma das mais severas das últimas décadas, preservação das matas ciliares. Ele frisou que os investimentos em captação, por si só, não vão resolver o problema de abastecimento de nossa cidade. Nós também temos que trabalhar a conscientização para o uso adequado da água”, falou.