29/03/2017 12:12:43
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), ocorrida nessa quarta, 29, o vereador Rodrigo Moreira (PP) agradeceu a Deus pelas chuvas que vem caindo no município. Moreira frisou que seu mandato apresentou mais quatro indicações, uma moção de repúdio e três projetos de lei, ações que gostaria de detalhar melhor. Em decorrência do tempo e da gravidade, o parlamentar repreendeu e taxou de irresponsável o fechamento da agência dos Correios do Shopping Conquista Sul. Segundo ele, estudos apontam que a unidade era superavitária, apresentava lucro. “Eu não entendo como o Correio, a direção do Correio em Brasília, fecha uma agência desse porte”, denunciou.
Em sua fala, Rodrigo explicou que o equipamento oferecia comodidade aos usuários de toda uma região da cidade, ofertando segurança, estacionamento e horário diferenciado. “Nós precisamos repudiar essas ações. Essa Câmara tem que lutar contra isso”, frisou. Ele ainda questionou: “Quer dizer, vem uma ordem executiva de Brasília fecha uma agência que é superavitária, que nos dá conforto, que nos dá segurança, que nos dá estacionamento, e a gente não faz nada? Eu não entendo. Nós temos que ir para a guerra”. Moreira apontou que moradores de bairros como o Conquista VI e a Urbis VI terão que se dirigir à agência do centro da cidade. O edil lamentou ainda os fechamentos de agências do Banco do Brasil (BB) que “deu lucro de R$ 4 bilhões”. Para ele, não há justificativa para o encerramento dessas unidades.
Comissões – O vereador informou que entrou com um requerimento solicitando regularização do trabalho das comissões da Casa e o cumprimento do regimento interno. “Nós somos guiados pelo regimento. É nossa lei orgânica”, detalhou. Segundo ele, os projetos de lei estão sendo todos direcionados para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. “A pluralidade de ideias, o enriquecimento dos projetos, são feitos nas comissões temáticas. Eu digo isso porque projetos de lei meus já foram aprovados pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, e eu agradeço ao presidente pela sensibilidade, não passaram por outras comissões”, advertiu.
Moreira esclareceu que não se trata de uma crítica à Comissão de Legislação ou nominalmente a seus membros. “Isso é questão organizacional da Câmara, da Secretaria Geral. [Os projetos] têm que passar por outras comissões”, disse. O parlamentar deu o exemplo da Semana de Defesa do Consumidor, que foi aprovada pela Comissão de Legislação mas não chegou a passar pela Comissão de Defesa do Consumidor. “E tem outros projetos aqui que não estão sendo enviados [às comissões]”, lembrou. Ele relatou que fez um encaminhamento formal e fundamentado para que essa situação seja normalizada.