03/03/2017 13:29:55
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), ocorrida nessa sexta-feira (03), a vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) lamentou os falecimentos recentes e se solidarizou com os familiares e amigos de Dona Marisa Oliveira, esposa do presidente Hermínio Oliveira (PPS), vítima de um acidente automobilístico no último sábado (25), a radialista Sara de Castro e o produtor cultural Paulo Mascena, vítimas de um AVC e um câncer, respectivamente. “E também os nossos sentimentos a todas essas mães que, nos últimos dias, choraram pela perda de seus filhos, assassinados nos bairros populares de nosso município”, completou.
Nildma frisou que é “muito triste para gente vermos nos últimos dias tantos assassinatos”. Ela pediu que as autoridades tomem providências. Segundo a vereadora, não se pode fechar os olhos para uma situação grave como essa. “Nós, como parlamentares, temos que estar atentos a isso, nos preocupando e fazendo valer a voz dessas pessoas esquecidas nos bairros periféricos de nosso município”, alertou.
Em sua fala, a parlamentar destacou a mobilização de sindicatos e outros movimentos para o dia oito de março. “Estamos todos juntos nessa luta porque ela é única e de todos nós”, disse. Nildma informou que a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia está com chamada pública aberta, até o dia sete de março, para a seleção de subprojetos orientados para o mercado da cadeia produtiva da mandiocultura, oleaginosas e fruticultura. Ela ainda convidou a todos para a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, quando é feito a entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares a mulheres que vem se destacando na luta pelos direitos femininos.
A vereadora parabenizou o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Território Sudoeste, coordenado pelo ex-vereador Andreson Ribeiro por meio do Instituto Oficina da Cidadania. “Estão realizando hoje um planejamento juntamente com o território do Sudoeste e Itapetinga”, afirmou. Os Cesol’s são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. Consistem em estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, tendo a SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária e a Rede Brasileira de Gestores Públicos da Economia Solidária seus principais difusores.