15/12/2016 11:44:37
Com a proposta de abrigar a memória histórica e cultural da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) e a do município o Memorial Câmara, iniciativa da própria CMVC, abrirá as portas ao público na próxima segunda, 19, com a exposição “Cenas Conquistenses – Câmara Municipal” . O presidente da Casa, Gilzete Moreira (PSD), destacou a ação. “Tem sido um prazer, uma alegria, a concretização desse projeto da Mesa Diretora. [...] Você sabe que a história quando não é colocada no papel, a tendência é o esquecimento. Aqui vai ser um local muito agradável para pesquisar todas as informações do Legislativo”, afirmou o presidente. Gilzete afirmou que tem esperança que “os próximos presidentes dessa Casa não deixem [o Memorial] ficar parado”. A cerimônia de abertura da exposição está marcada para as 19h no Prédio Histórico da Câmara Municipal, Rua Zeferino Correia, nº 19, Centro, e é aberta ao público.
O Memorial Câmara iniciará suas atividades como um projeto aberto. Segundo os profissionais envolvidos na iniciativa, a ideia é abrir as portas ao público, a pesquisadores e historiadores para que projetos de pesquisa possam ser desenvolvidos de forma regular. O equipamento vai funcionar no antigo plenário da Câmara, no sobrado Maneca Santos. Na década de 1960, o município adquiriu o edifício e o restaurou para servir de sede à Câmara de Vereadores. Mesmo com a construção de um prédio novo para o Legislativo, em 2002, na gestão de Alexandre Pereira, o casarão continuou a integrar a Casa. Após uma reforma, concluída em 2014, na gestão de Fernando Jacaré, o antigo plenário foi totalmente revitalizado para abrigar o que viria a ser o Memorial Câmara.
No início de 2015 foi criado um grupo de trabalho formado por servidores efetivos da Casa. A iniciativa partiu da própria presidência, encabeçada por Gilzete Moreira, com o respaldo da Mesa Diretora e bancadas de Situação e Oposição. Inicialmente, buscou-se avaliar e sugerir propostas de gestão para o Memorial da Câmara. Com base nos estudos do grupo de trabalho, a Mesa Diretora abraçou a ideia do Memorial e no início de 2016 deu prosseguimento à sua instalação. O mesmo grupo ganhou novos membros e passou a tocar o projeto por meio de pesquisa, parceria com o Arquivo Público Municipal, visitas a outros memoriais e ao Arquivo Público do Estado da Bahia para identificação e coleta de documentos, realização de entrevistas e construção de um sítio de internet. O projeto ainda contou com uma consultoria do historiador e coordenador do Arquivo Público do Município, Afonso Silvestre.
Gilzete destacou e elogiou o trabalho de toda a Comissão que foi formada para realizar a pesquisa: “Parabéns a todos que fizeram parte. Foram a Salvador para pesquisar. Mostra que nessa Casa temos pessoas de valores que pode fazer a diferença”. A Comissão é formada pelos funcionários Juliana Lima Santos, do Memorial; Luciana Oliveira, da Assessoria de Comunicação (ASCOM); Claudiana Botelho Bastos Dutra e Natan Cruz, da Procuradoria; Fabiana Prado e Dílson Nunes, da Administração; e Rannyel Abreu, da Secretaria Geral.
A CMVC e a Comissão também ressaltam a importante colaboração de Afonso Silvestre que orientou a pesquisa. Outra importante colaboração foi do Museu Regional da Universidade Estadual do Sudoeste na Bahia (UESB), através da Professora Ana Cláudia Rocha; e do professor, advogado, escritor e pesquisador, Ruy Medeiros. A Comissão ainda contou com colaborações do Arquivo Público do Estado, do Memorial Câmara de Salvador e do MuNEAN – Museu Nacional de Enfermagem Ana Néri.
O Memorial vai trabalhar na reunião de originais e reproduções de conjuntos arquivísticos para disponibilizar ao público por meio de acervo digital. Terá por função a preservação documental, apoio à pesquisa, atração de produção documental de pessoas e entidades que atuam no seu campo e estímulo à disseminação de seus arquivos por meio de exposições, publicações, produtos audiovisuais, acervos digitais entre outros.
SERVIÇOExposição “Cenas Conquistenses – Câmara Municipal” / Início das atividades do Memorial CâmaraData: 19 de dezembroLocal: Prédio Histórico da Câmara Municipal. Rua Zeferino Correia, nº 19, Centro.Horário: 19h