28/11/2016 22:47:19
Vereadores, presentes na audiência pública em homenagem ao Dia do Professor, ocorrida nessa segunda, 28, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) destacaram a importância do professor e também ressaltaram o cenário de dificuldades e desafios para o magistério. A audiência foi estabelecida por meio de projeto de lei de autoria do vereador Professor Cori (PT). Apesar da data ser comemorada dia 15 de outubro, a audiência só pôde acontecer em novembro, devido ao calendário eleitoral que este ano contou com 1º e 2º turnos em Vitória da Conquista, explicou Cori.
[caption id="attachment_15083" align="alignright" width="300"] Ricardo Babão (PSL)[/caption]O vereador Ricardo Babão (PSL) parabenizou Professor Cori pela iniciativa. Para ele é um momento muito importante, pois é o quarto ano que se realiza essa audiência em comemoração ao Dia do Professor por meio de projeto de lei aprovado. Ele afirmou que participou de todas as audiências da profissão que é o alicerce da formação de todos. Frisou que só chegou à Câmara como vereador devido aos professores que foram fundamentais para sua formação. Babão afirmou que a Câmara também é uma escola, onde encontrou dois grandes professores – os colegas Professor Cori e Arlindo Rebouças.
[caption id="attachment_15084" align="alignleft" width="300"] Edjaime Rosa Bibia (PMDB)[/caption]O vereador Edjaime Rosa Bibia (PMDB) parabenizou o vereador Cori pela audiência. “Atenção a educação de nossa cidade e da zona rural”. Destacou o trabalho do colega edil que vem “combatendo o mal estar para a nossa educação”. Agradeceu a Deus “por estar vendo minha professora no Colégio José de Sá Nunes, entre os anos de 1980 a 1982, e hoje uma empresária em nossa cidade, com uma das melhores escolas particulares de Vitória da Conquista. Voto naquele colégio. Tenho orgulho de entrar ali e ver a organização. Parabéns a todos os professores e familiares”.
[caption id="attachment_15085" align="alignright" width="300"] Arlindo Rebouças (PSDB)[/caption]Já o edil Arlindo Rebouças (PSDB) destacou a falta de valorização do segmento, mas ainda assim afirmou: “ser professor é bom demais, sofre, mas é bom”. Em sua fala, ele ressaltou que uma das coisas boas de sua passagem pela Câmara foi conhecer o colega Professor Cori. Ainda sobre os professores, frisou que a valorização não passa apenas pela melhoria dos salários. Ele ressaltou que os professores enfrentam condições precárias em sala de aula como a violência, por exemplo. Rebouças ainda alertou que os pais têm sobrecarregado os educadores, atribuindo e cobrando responsabilidades que são da família. Para Arlindo, é preocupante porque a ocupação perde cada vez prestígio. “Quando vimos preso um falso professor? Nunca”, porque, segundo ele, professor não é profissão. Essa seria a grande causa da desvalorização do segmento.