28/11/2016 19:28:57
Na tarde dessa segunda-feira (28) a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei n° 25/2016 de autoria do Executivo Municipal, que ratifica o convênio de cooperação entre o município de Vitória da Conquista e a EMBASA. O vereador Coriolano Moraes (PT), participou das discussões e lembrou que “é necessário termos uma certa cautela”.
Ele explicou que o convênio é apenas uma orientação para gestão associada até que se assine o contrato. “Essa existência deve ter regulação e normatização, consulta pública, todas as tratativas dos termos do contrato. Existe toda uma tabela de cronograma a ser seguido e deve ser seguido”, afirmou.
Cori acrescentou que está no cronograma do convenio o programa de prazos que vai de 2016/2017 até 2020. “De imediato é necessário que se implante o plano de saneamento básico. Concordo com Florisvaldo e Arlindo que deve ser anexado as necessidades da comunidade”, completou.O parlamentar relatou que a CMVC tem tido muita responsabilidade nas discussões e “que isso se amplie”. Disse que pesquisou e que todos os municípios que municipalizaram o serviço de água e esgoto, “o sistema se tornou precário” e acrescentou: “pesquisando há mais de um ano e meio, percebo que o momento de discussão tinha que ser agora. Se isso acontecesse há 3 meses atrás iriamos cometer o mesmo erro de Itabuna”.Propôs a ampliação nas discussões do plano de saneamento básico e a preservação de matas ciliares nas nascentes e cobrando mais ações educativas por parte da EMBASA. E finalizou lembrando dos avanços que a cidade já teve durante todos esses anos, no que diz respeito ao abastecimento de água e saneamento básico.