19/10/2016 11:01:09
O vereador Coriolano Moraes (PT), usou o seu discurso na manhã dessa quarta-feira (19) durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), para homenagear todos os professores pelo dia dos professores que foi comemorado no último dia 15 de outubro.
Ele iniciou lembrando que “todos os professores merecem nosso carinho, respeito e nossas continências”. Lembrou que no dia 15 de outubro foi comemorado em todo o país o dia dos professores “profissional mais importante no processo educativo, responsável diretamente na formação do cidadão e ensinando-os desde cedo sobre as diversas áreas do conhecimento humano, sobre a vida e a sociedade”.
Cori lembrou que o professor é responsável no desenvolvimento do estudante e de um cidadão consciente. Afirmou ainda que ele é um facilitador do conhecimento que gera no estudante a dúvida, a reflexão e a contestação: “Desta forma, o professor é o ponto inicial do aprendizado levando o estudante a questionar, inovar, a desenvolver e a procurar respostas para as perguntas que devem surgir”.
“É fácil perceber que transmitir conhecimento não é uma tarefa fácil, principalmente em uma sociedade como a nossa onde o professor cada vez mais sofre com a desvalorização e recebe muitas vezes pouco respeito por parte de alguns alunos e governantes”, lamentou o parlamentar, lembrando que por conta disso, todos os professores devem se fortalecer através da participação nas decisões em prol da sociedade. “Como fazer isso? Precisamos acreditar em nossa organização e ousarmos em termos de lideranças militantes de nosso movimento nos espaços políticos, pois a conjuntura atual vem se encarregando em ser propulsora de uma desenfreada mudança de atitudes por parte do educador”, falou.
Ele lembrou ainda da diferença no tratamento com os professores: “No século 20 tínhamos um conjunto de regras e respeito com o professor e agora, no século 21 as coisas são diferentes, as famílias transferem a responsabilidade da educação para as salas de aula”. E parabenizou todos os professores pelo trabalho: “Somos a espinha dorsal de nossa sociedade e não conseguimos imaginar o mundo sem essa profissão”.