07/10/2016 11:13:44
O vereador Coriolano Moraes, Professor Cori (PT), iniciou seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nessa sexta (07), elogiou o comportamento da Mesa e de todos os vereadores durante o período eleitoral e parabenizou Vadinho Barreto pelo projeto Quintas de Maio e Jânio Arapiranga pelo projeto Som da Terra, sendo importantes para a cultura de Vitória da Conquista.
Coriolano Moraes, em nome dos vereadores católicos, parabenizou o Arcebispo Metropolitano Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, pelos 15 anos de Episcopado à frente da Arquidiocese de Vitória da Conquista. “Nomeado pelo Papa Bento XVI Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), Dom Luís Gonzaga, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), de 51 anos, estava na diocese de Afogados da Ingazeira desde outubro de 2001”.
Professor Cori destacou que Dom Luís Gonzaga “ingressou no convento dos capuchinhos em Caruaru, no ano de 1968. Continuou seus estudos na Escola Dom Vital; cursou o ginasial no Colégio Diocesano de Caruaru e o científico no Colégio Moreira e Silva em Maceió, AL”.
O vereador informou que “no ano de 1982 concluiu o curso de teologia no Instituto de Teologia do Recife. Foi ordenado Presbítero no dia 8 de dezembro de 1982; obteve a Licenciatura em Direito Canônico pela Universidade Católica da América, em Washington, e o doutorado pela Universidade São Tomás de Aquino, em Roma”.
Ao longo de sua trajetória, Dom Pepeu exerceu, na Ordem, os trabalhos de Mestre de Noviços, Superior (guardião dos conventos da província e cúria geral), Diretor dos Estudantes, Conselheiro Ecônomo, Vigário Provincial, Ministro Provincial, Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e Assessor Jurídico da Procuradoria Geral dos Capuchinhos; na Pastoral foi Vigário Paroquial, Administrador Paroquial e Pároco. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, no dia 13.06.2001.
Professor Cori disse que “hoje parabenizamos pelos 15 anos no qual foi nomeado pelo Papa Bento XVI. No século 21 o que as cidades, populações, estados e países estão mais em crise é na ética, falta dos valores familiares, sociais, no comportamento profissional, espiritual, religioso e familiar. Resgatar os pequenos símbolos das relações humanas, pai e filhos, sociedade. Que homens e mulheres deem a mão sem preferência partidária em busca do ideal coletivo”.