Imagem Falta de água, segurança e saúde foram os principais assuntos discutidos na sessão dessa sexta-feira

Falta de água, segurança e saúde foram os principais assuntos discutidos na sessão dessa sexta-feira

Arquivo

23/09/2016 10:12:41


sessao21_set_16_33Parlamentares se reuniram na manhã dessa sexta-feira (23) no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) para mais uma sessão ordinária onde foram discutidos problemas como segurança, educação, falta de água e tantos outros que precisam de solução na cidade.

O vereador Professor Cori (PT) criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, de autoria do governo federal, que propõe instituir o Novo Regime Fiscal. Se aprovado, o “novo regime fiscal” pretende fixar limite à despesa primária dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para cada exercício e pelos próximos 20 anos. Para Cori, trata-se de um retrocesso, assim como as propostas de reforma trabalhista e da previdência. Segundo o edil, o atual governo federal propõe mudanças que atendem apenas aos interesses do capital internacional. Cori defende um posicionamento da Câmara e o lançamento de manifesto contrário a essas propostas. Ele ainda lamentou que que muitos candidatos se elegem com um discurso de lutas pelo povo e, ao se elegerem, traem esses compromissos.

Arlindo Rebouças (PSDB) foi o primeiro parlamentar a levantar as questões de violência em Conquista. Ele lembrou que em 2016 já foram registrados mais de 150 assassinatos e “parece que não está acontecendo nada em nossa cidade. As pessoas não fazem nada para acabar com essa violência e cada vez mais jovens são assassinados todos os dias”, lamentou o parlamentar. Segundo Rebouças, o governo municipal diz que é problema do governo estadual. “Segurança é obrigação, temos que juntar todos os segmentos da sociedade. Temos que chamar as igrejas, as associações, o poder público e privado, todos têm que participar dessa transformação”. Ele completou ainda que a violência em Conquista aumentou de 2009 para 2010, quando o município recebeu a nota 2,9 na educação: “Essa nota mostra a importância da educação, pra tudo, pra segurança, qualidade de vida e pra combater a violência”. Finalizou dizendo que “precisamos mudar e fazer essa transformação”.

O vereador Cícero Custódio (PSL) mostrou preocupação com a segurança e saúde na região. “Em toda região vemos as dificuldades”. Disse que recentemente visitou o Hospital de Base e ali havia uma senhora de 91 anos, no corredor a semanas. “Os recursos são poucos, a tabela sem aumento a vários anos”. Questionou como fica a situação de quem não pode pagar? “O município é grande, várias pessoas de outras cidades vêm fazer exames e nunca vi saúde tão ruim como hoje. Os prefeitos compram ambulância e mandam para cá. Situação precária”. Acrescentou que a segurança está ruim, com jovens morrendo. Destacou que a educação está com problemas e o programa Luz para todos não contemplou toda cidade, pois em um povoado “há 20 famílias sem energia”. Finalizou pedindo ajuda aos secretários municipais para que nesses três meses problemas sejam resolvidos.

O vereador Edjaime Rosa – Bibia (PMDB) pediu que o governador do estado, Rui Costa, visite os bairros periféricos de Vitória da Conquista durante a sua próxima visita à cidade, marcada para o próximo sábado, 24. Segundo o parlamentar são justamente esses bairros que tem sofrido com a falta de água. “Isso é uma vergonha para Embasa e para o Governo do Estado”, disse Bibia. “É desleixo do Governo do Estado. Há muitos anos que temos cobrado aqui e nada foi resolvido”, completou. Ele disse estar bastante preocupado com o abastecimento de água nos bairros periféricos. “É uma tristeza chegar numa casa e a pessoa chamar logo para a cozinha para mostrar os pratos sem lavar, as roupas todas sujas e amontoadas”, lamentou. Bibia lembrou que vários vereadores têm cobrado ações para solucionar o problema da falta de água na periferia da cidade.

O vereador Ademir Abreu (PT) ressaltou os 26 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), completados nesse mês de setembro. Ele lembrou que o sistema é um dos frutos do movimento social que lutou pela redemocratização do país. Ademir frisou que participou da implantação do SUS em Conquista e que na época o município contava com apenas quatro postos de saúde. Segundo o edil, atualmente 60% da população conta com assistência de equipes de Saúde da Família e 100% com cobertura de agentes de saúde.

O último parlamentar a se pronunciar na sessão foi Ricardo Babão (PSL). Ele lembrou que já está chegando a reta final das eleições e “nas caminhadas a gente vê o respeito de todos os vereadores pelos colegas”. Disse que na disputa eleitoral não é necessário desqualificar ninguém pois “quando entramos aqui entramos pensando na mesma coisa que é o melhor para a cidade”. Se disse orgulhoso pelo mandato que fez como vereador e afirmou que se retornar a casa, continuará trabalhando em prol de toda a população.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30