Imagem Segurança, saúde e eleições foram alguns dos assuntos debatidos na sessão dessa quarta-feira

Segurança, saúde e eleições foram alguns dos assuntos debatidos na sessão dessa quarta-feira

Arquivo

14/09/2016 10:31:36


sessao_03_Ago_16_6Durante a manhã dessa quarta-feira (14) foi realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) mais uma sessão ordinária que aprovou indicações, decretos legislativos e projetos que visam beneficiar a cidade de Vitória da Conquista.

O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) pediu que o Executivo Municipal revogue o Decreto Nº 17.228/2016, que regulamenta a entrada de veículos de carga na Central de Abastecimento (Ceasa), na Juracy Magalhães. “O prefeito foi levado a um erro básico porque a equipe não fez uma avaliação do impacto daquele Decreto”, disse Florisvaldo. “Imagine se só uma pessoa for vender cenoura em Vitória da Conquista. Isso é um erro”, completou o parlamentar. Segundo o líder da Bancada de Situação, a decisão não levou em conta uma série de fatores. “Não se avaliou o abastecimento da cidade como um todo, o impacto sobre o varejo nas feiras livres na cidade”, apontou o vereador argumentando contra o Decreto.

O vereador, Professor Cori (PT) usou seu tempo na tribuna para agradecer a igreja católica pelo encontro realizado no dia de ontem (13): “Foi um importante encontro, onde a igreja católica apresentou, aos candidatos e eleitores, suas teses para o bom voto e a boa conduta para as eleições”. Cori lembrou que segundo a bíblia (João 26) “a política é a forma sublime para a caridade”. Relatou que durante o encontro os eleitores foram orientados a conhecer a história de seus candidatos e a lei eleitoral. “As pessoas foram convidadas a participarem do Comitê de Combate a Corrupção e para que busquem denunciar compra de votos nas localidades, distritos, povoados e diversos bairros de nossa cidade”, explicou. Ele acrescentou que durante o encontro, a igreja orientou que os eleitores tirem fotos e gravem quando verificar alguém dando recursos, bancando festas, dando camisas de futebol, “isso deve ser denunciado”. Cori lembrou da importância de se conhecer de fato os partidos e suas propostas: “É preciso entender quais são os compromissos que a comunidade mais necessita e que os candidatos defendam essas necessidades”. Por fim, o parlamentar disse que foi um encontro de muita reflexão e aprendizado e agradeceu a Dom Luís Gonzaga Pepeu e a todas as pessoas que fazem o trabalho na igreja católica “pois foi um ótimo trabalho”.

O vereador Edjaime Rosa Bibia (PMDB) disse que “estamos no final do processo político em nossa cidade”. Ressaltou que presencia tristeza que o povo está demonstrando na hora de definir seu candidato. “Anteontem presenciamos o impedimento de um político do meu partido, que envergonhava todos nós. Pessoa sem compromisso com a nação e estado”. Para Bibia, a situação atual das feiras livres em Vitória da Conquista é de calamidade pública. “Vergonha. Muitos sobrevivem dessa feira. Feirantes não tem direito de trabalhar com dignidade”.

Em seu pronunciamento, a vereadora Irma Lemos (PTB) denunciou o descarte irregular de lixo e entulho na Rua Guanabara, próximo ao Horto Florestal Municipal Vilma Dias, no bairro Conquistinha. “Muito lixo. Até um fogão tem lá, vizinho ao rio. Se chover aquele lixo vai cair no rio”, alertou a parlamentar.

Arlindo Rebouças (PSDB) iniciou seu discurso lamentando as falhas existentes na legislação eleitoral: “A Lei eleitoral é equivocada pois pune só um lado. Deveria ter uma cláusula que punisse o outro lado. Tínhamos que ter uma forma de também denunciar, porque aí sim acabaríamos com a corrupção”. Ele explicou que as vezes “você tem dez pessoas te apoiando e nove querem uma ajuda em troca”. Relatou que é muito comum se vê eleitores cobrando por apoio nas campanhas. “O eleitor também está errado porque ele fala de corrupção, mas faz”, lamentou. Completou dizendo que o candidato diz que não pode e o eleitor pede para que se dê um jeitinho. “Deveria existir uma forma de denunciar o eleitor também, só assim teríamos uma eleição melhor”. Por fim, o vereador lamentou a situação do shopping popular, que segundo ele está abandonado e cobrou a abertura do ginásio de José Gonçalves.

O vereador Fernando Vasconcelos (PT) fez referência a homenagem da CMVC ao hospital SAMUR. “Somos defensores da saúde pública, mas as instituições privadas são fundamentais no Brasil”. Acrescentou que o hospital “surgiu trazendo medicina moderna e sendo referência para a região. Reconhecimento por esse aniversário de uma instituição que ajuda a construir a cidade. Que possam continuar exercendo com maestria o salvar vidas”. O vereador destacou o avanço da obra da avenida Perimetral. “Grande investimento que vai desafogar o trânsito, começando na avenida Olívia Flores, passando pelo Alto da Boa Vista, Morada dos Pássaros, Conveima, Kadija. Projeto fundamental para o desenvolvimento passa por mobilidade”.

O vereador Álvaro Pithon (DEM), durante o seu pronunciamento, disse que a mais de 30 dias os sanitários das feiras livres do Ceasa e do Alto Maron estão interditados por falta de condições higiênicas de uso. Com a interdição dos banheiros os feirantes e clientes das feiras estão sem sanitários para utilizarem. “É uma falta de respeito muito grande”, lamentou o vereador, que cobrou a tomada de providências para que os banheiros sejam reabertos para o uso da população.

A saúde foi o tema principal do pronunciamento do vereador Cícero Custódio (PSL) na manhã dessa quarta-feira (14). Ele voltou a lamentar a tabela do SUS que “há 16 anos não tem um reajuste”. Cícero lembrou que trabalha na saúde a 25 anos e sabe bem das dificuldades que existem: “Mas temos a certeza que a saúde em nosso país vai melhorar, afinal de contas, a saúde é algo essencial para todos nós. “Educação, saúde e segurança são fundamentais para nossa sobrevivência”, lembrou. O parlamentar relatou que recebeu na manhã dessa quarta-feira um comunicado de instalação de um cartório na zona oeste da cidade: “Temos que comemorar bastante essa conquista. Era um anseio antigo daquela população que agora não vai precisar mais se deslocar até o centro da cidade para ir a um cartório”. Na oportunidade ele saudou os representantes do Hospital SAMUR, em nome do Médico José Ernesto, que estava presente na sessão para receber uma homenagem pelos trabalhos que o hospital vem realizando.

O vereador Hermínio Oliveira (PPS) iniciou falando sobre a escassez de água no município. Denunciou que o ex-governador Jaques Wagner prometeu a adutora e barragem do rio Catolé, para jogar água na barragem de Água Fria. “Durante os dois mandatos não cumpriu sua promessa. Fez um adutora que não está captando o suficiente”. Também salientou que o atual prefeito fez um projeto de três milhões para construção da barragem do rio Pardo, em Inhobim, que seria para acabar com a escassez de água no município e região. “Muitos empresários querem fortalecer a economia de Conquista, mas não vem por falta de água. É preciso que o novo governo lute para construção de nova barragem”. Também citou que há outras promessas não cumpridas, como a conclusão do novo aeroporto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) da Patagônia e Senhorinha Cairo, o novo presídio que está concluído, mas sem funcionamento e a fábrica de medicamentos.

O vereador Ricardo Babão (PSL) destacou que o papel do vereador é fiscalizar o Executivo. Questionou o motivo de denúncias surgirem apenas no período próximo às eleições. “Nós temos um prefeito honesto, digno, que está trabalhando pela cidade”, disse Babão. Ele pediu a seus colegas vereadores que trabalhem com amor, evitando as críticas vazias, assumindo uma postura mais positiva em relação à cidade.

A segurança no bairro Lagoa das Flores foi o assunto tratado pelo vereador Júlio Honorato (PT). Segundo ele, assaltos estão acontecendo em plena luz do dia: “Semana passada três casas foram arrombadas. Estão levando de televisão a botijões de gás”. Ele disse que está tentando contato com representantes do companhia rural de polícia militar para solicitar o melhoramento no efetivo, não só em Lagoa das Flores, mas em toda a zona rural”.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30