02/09/2016 11:56:21
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou Sessão Ordinária nessa sexta (02), no plenário Vereadora Carmem Lúcia. Durante as falas dos vereadores vários temas importantes para o município foram abordados pelos edis.
O vereador Professor Cori (PT) falou do Projeto de Lei Nº 40/2015, que dispõe sobre a colocação de brinquedos adaptados para crianças, adolescente e pessoas com deficiência em parques, praças e outros locais públicos destinados à prática de esportes e lazer. Ele explicou que o PL foi aprovado pela Casa, mas foi vetado pelo Executivo Municipal. “Fizemos um acordo para que ele voltasse a essa Casa para que pudesse ser aprovado em conjunto”, revelou o parlamentar.
Para o vereador, a Câmara Municipal tem atingido os seus objetivos enquanto casa legislativa. “A Casa tem cumprido o seu papel de fiscalizar os atos do executivo, de legislar apresentando propostas que são viáveis para melhorar o dia a dia da nossa população”, apontou Professor Cori, que está cobrando urgência do Executivo na reapresentação do PL.
O vereador Sidney Oliveira (PRB) ressaltou o apoio que a causa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem recebendo. Vitória da Conquista ainda não possui CCZ e a implantação do equipamento é uma solicitação da população. Ele lamentou críticos que postam em redes sociais mensagens que acusam candidatos de ‘última hora’ que “aparecem com projetos mirabolantes e começam a fazer promessas anteriormente não anunciadas”.
O vereador Florisvaldo Bitencourt (PT) destacou a Audiência Pública realizada ontem a noite na CMVC, para discutir a questão da mobilidade e segurança no campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Vitória da Conquista. “Os alunos apresentaram sua pauta de reivindicações. São questões mínimas para serem atendidas”, dizendo que se trata da mudança no roteiro do ônibus, fazendo o contorno, passando pela frente da UFBA, a mudança do ponto para a porta da UFBA e a iluminação do trajeto. “Lamento a ausência do Secretário de Mobilidade Urbana”, afirmando ser necessária a presença para dialogar com a sociedade. “Vou marcar uma reunião com gabinete civil do prefeito para apresentar essa pauta. Parabéns aos alunos da UFBA que estão mobilizados, determinados”. Registrou a importância que tem sido a CMVC, “independente das posições políticas, os nossos trabalhos estão buscando ouvir a sociedade. Ontem aconteceu isso. Foi uma Audiência proveitosa”.
O vereador Ricardo Babão (PSL) ressaltou o crescimento de Vitória da Conquista. Segundo ele, reflexo da atuação da gestão municipal. Para o edil, o município é o que mais possui projetos na região Nordeste.
O vereador Edjaime Rosa Bibia (PMDB) disse há 30 dias para eleição, o prefeito continua desrespeitando a CMVC e o povo, com o não cumprimento das emendas. “Os vereadores foram eleitos pelo povo e estão fazendo excelente trabalho nessa casa. Quem acompanha sabe que falamos a verdade, que essa Casa tem uma responsabilidade muito grande”. Afirmou que a CMVC é para fazer a política para o povo. Declarou que os parlamentares são cobrados nas ruas onde colocaram emendas, mas o prefeito não executou. “As duas emendas executadas no Nossa Senhora Aparecida foram com recursos federais, obtidos com o então deputado ACM Neto”. “Faltam 30 dias para eleição. Vai conseguir fazer as emendas? O Prefeito não fez uma emenda sequer. Gostaria que viesse dar satisfação”. Criticou a demora do aeroporto, denunciou que na Lagoa das Bateias foram R$ 20 milhões jogados fora e que o campo Murilão e quadra no Ibirapuera estão abandonados.
O vereador Cícero Custódio (PSL) disse que em grandes reuniões pelos bairros e povoados de Vitória da Conquista, principalmente em bairros periféricos, tem ouvido várias reclamações referentes ao serviço prestado pelos Correios, principalmente nos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida. Alguns povoados da zona rural, apontou Custódio, não são atendidos e a população precisa vir à sede do município buscar suas correspondências. “Isso é um absurdo. Os Correios tem verba e funcionários para entregar as correspondências”, reclamou Cícero.
O vereador Hermínio Oliveira (PPS) relembrou que a área do novo aeroporto é fruto de uma emenda de ex-senador Antônio Carlos Magalhães Júnior, no valor de R$ 50 milhões, intermediada por ACM Neto. Segundo ele, a desapropriação do terreno, onde a obra está sendo executada, foi feita com esse recurso. O edil ressaltou a importância da obra. Segundo ele, o novo aeroporto vai dinamizar a economia local. O parlamentar afirmou que Conquista já possuiu Guarda Municipal, na década de 1940. Ele defende o retorno dessa estrutura como ferramenta de combate à criminalidade e às drogas.