Imagem Câmara realiza audiência para discutir a mobilidade e segurança na UFBA

Câmara realiza audiência para discutir a mobilidade e segurança na UFBA

Arquivo

01/09/2016 20:42:50


audienciaUFBA01_Set_16_13A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou nessa quinta (01), Audiência Pública para discutir a mobilidade e segurança na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus Anísio Teixeira em Vitória da Conquista. A Mesa foi composta pelo vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), que presidiu os trabalhos; os representantes dos estudantes Paulo Souza Monteiro e Ananda Ivie Dias Novais; e o diretor do campus Professor Orlando Sílvio Caires Neves. O vereador Fernando Vasconcelos (PT) também participou do evento. Os vereadores Arlindo Rebouças (PSDB) e Coriolano Moraes, Professor Cori (PT), além do Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann Moreira, justificaram a ausência.

[caption id="attachment_13899" align="alignright" width="300"]Paulo Souza Monteiro Paulo Souza Monteiro[/caption]

Representando os estudantes, Paulo Souza Monteiro, parabenizou a luta, “com muita música e capacidade política de articulação”. Afirmou essas reivindicações começaram no ano de 2012. “Descemos em marcha até o centro da cidade”. Esclareceu que pauta principal era a subida da frota de todos os ônibus passando pela universidade. “Passou a subir uma boa quantidade, mas não sanou os problemas. Os ônibus só sobem em alguns horários”. Denunciou que os motoristas perguntam se alguém vai para a UFBA. “Se não tiver alguém para UFBA, passa direto. E se a pessoa quer ir da UFBA para a Universidade Estadual do Sudoeste na Bahia (UESB)? ” Acrescentou o problema da segurança, informando que “há assaltos e meninas assediadas. Se convocamos assembleia a noite, não fica ninguém. Não tem iluminação adequada, não tem casas, há pouca circulação e não passam os ônibus”.

[caption id="attachment_13900" align="alignleft" width="300"]Ananda Ivie Dias Novais Ananda Ivie Dias Novais[/caption]

Também representando os estudantes, Ananda Ivie Dias Novais, apresentou um quadro atual do movimento. “Começou quando mais de 20 pessoas sofreram um assalto na rua Rio de Contas”. Afirmou que hoje há um medo de se chegar na instituição”. Esclareceu que a mobilização fez com que todos os ônibus subissem para a UFBA em todos os horários. “Alguns motoristas não foram solidários e acabaram dificultando. A comunidade apoiou”, entretanto, denunciou que um rapaz desceu, “e nos agrediu e xingou”. Esclareceu que o trajeto de ir para a UFBA, dura só um minuto e meio para ser realizado. “Essa pauta é a mais urgente. Iria resolver grande parte dos nossos problemas imediatamente”.

O vereador Fernando Vasconcelos (PT) elogiou o trabalho incansável dos estudantes. Justificou a ausência do comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado da Bahia, o Major PM Fernando Leite. “O Major Leite se colocou à disposição a partir do encaminhamento da audiência. Ele pretende ampliar o debate, com uma comissão aqui formada. Não mandou representante, porque ele mesmo quer participar do debate”. Declarou que a luta não será em vão. “É nossa. Nós somos os representantes da comunidade. Iremos direto ao gabinete do prefeito para encaminhar as demandas, não são grandes questões, são simples, mas necessárias e urgentes. A partir dessa luta, essa pauta não pode desanimar com o tempo”. Acrescentou que “com vocês precisamos ampliar esse debate. Com certeza, alguns frutos já estamos colhendo”.

[caption id="attachment_13901" align="alignright" width="300"]Orlando Sílvio Caires Neves Orlando Sílvio Caires Neves[/caption]

O diretor do campus, Professor Orlando Sílvio Caires Neves, disse que “pauta não se esgota, ela se renova”. Destacou a forma inteligente da manifestação. Afirmou que antes informavam que os ônibus não subiam, porque a via não era asfaltada. “Lutamos pelo asfalto. Conseguimos que alguns ônibus subissem. Agora a luta é ampliar a quantidade e a frequência, aliado a questão da segurança”. Também salientou o problema dos assaltos. Informou que já entrou em contato com a Polícia. “Aumentam o efetivo, depois reduzem e param”. Entende ser necessário além das rondas, a presença de uma base policial na localidade, mas a proposta não foi aceita pelo Major Leite, afirmando ser inviável. Também notificou a secretaria de mobilidade urbana sobre o percurso dos ônibus, solicitando ampliação das linhas. Em resposta, foi informado que seriam feitas fiscalizações nas linhas para verificar os cumprimentos das viagens e que seria feita uma nova pesquisa para ver como melhor atender. Também destacou a necessidade de iluminação do outro lado da pista e uma passagem elevada para os pedestres. “Muitos pensam que ali é pista de corrida”.

O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) disse que recebeu um ofício da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informando ciência dos problemas apresentados e que algumas atitudes serão tomadas com o objetivo de começar a atender às demandas. Líder da Bancada de Situação, Bittencourt formou uma comissão com representantes da UFBA e da Câmara Municipal para estabelecer um calendário de atividades inclusive com reuniões com o Gabinete Civil da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e a Polícia Militar para tratar das necessidades de transporte público e segurança do público atendido pela UFBA. A comissão apresentará cobranças constantes do atendimento das demandas. O vereador parabenizou ao público pela luta por seus direitos e ressaltou a necessidade de que continuem reivindicando para que novos avanços aconteçam.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30