10/08/2016 10:10:35
Mais uma sessão ordinária foi realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) na manhã dessa quarta-feira (10). Durante a sessão, os vereadores trataram de temas ligados à melhoria na qualidade de vida da população.
Álvaro Pithon (DEM) foi o primeiro a fazer uso da palavra e denunciou o problema da água e esgoto da feira do Alto Maron. Esclareceu que já foram quatro ou cinco secretários de serviços públicos nos últimos 10 anos, mas “o projeto nunca sai do papel. E o povo pagando caro. Onde já se viu feira sem água e esgoto? Só em Conquista na feira do Alto Maron, bairro periférico onde resido”. Informou que na feira do Ceasa, sábado às 08h30, o banheiro estava fechado. “Falta de respeito com o povo. Não tem sentido isso. Falta de água? O caminhão pipa não pode estar ausente”.
O vereador Professor Cori (PT) chamou atenção para a necessidade de discutir o Projeto de Lei Nº 257/16, que tramita na Câmara Federal em regime de urgência (acompanhe a tramitação), é um dos ataques mais duros da história da república aos servidores públicos. “O projeto acaba praticamente com a carreira do servidor. Congela salários, suspende promoções e progressões, suspende direitos como licença prêmio, quinquênio, anuênio, coloca fim ao concurso público e incentiva a demissão voluntária”, apontou o parlamentar. Professor Cori pediu aos colegas vereadores que entrem em contato com os deputados e senadores a quem são ligados para repudiar o PL. Ele fez, inclusive, crítica à cobertura midiática dispensada ao Projeto de Lei. “A mídia golpista diz à sociedade que está sendo discutida a renegociação das dívidas dos estados e municípios. Por dentro, o projeto negligencia os direitos trabalhistas conquistados a duras penas”, disse.
O vereador Arlindo Rebouças (PSDB) reclamou da falta de pavimentação de vias do município. O edil também reclamou o asfaltamento e recuperação de vias que estão sob responsabilidade do governo estadual. Em sua fala, Arlindo cobrou o conserto do elevador da Câmara, sem funcionamento há alguns dias. Ele lembrou que pessoas idosas ou com necessidades especiais têm dificuldades em acessar os setores da Câmara distribuídos em quatro andares. O vereador propôs à Mesa Diretora cobrar mais fortemente a empresa de assistência que atende a Casa. Em resposta à cobrança de Arlindo, o presidente Gilzete Moreira (PSD) informou que a peça necessária para o conserto do elevador chegou e o problema deve ser solucionado em breve.
O vereador Adinilson Pereira (PSB) usou o espaço na tribuna para relatar uma reunião realizada entre a comissão formada pela Câmara e representantes dos moradores do Coveima I. Ele explicou que várias reuniões já foram realizadas entre a administração municipal e os moradores e até o momento nada foi feito. “Após a aprovação da avenida perimetral, apenas duas ruas serão asfaltadas”. Disse ainda que o secretário de governo afirmou que já está sendo preparado um documento para explicar aos moradores como está o processo de pavimentação do bairro.
O vereador Edjaime Rosa Bibia (PMDB) também informou sobre a falta de pavimentação no distrito de José Gonçalves. Esclareceu que o patrolamento está sendo apenas na estrada principal, faltando em todas as outras. Para Bibia, as atitudes do governo estadual nas escolas do município é de lamentar. “Estão prejudicando os pais, alunos, funcionários e a própria escola, pois é preciso a manutenção e está ficando abandonado, sem cuidar e limpar”. O vereador disse que há um jogo de empurra entre governo e empresas terceirizadas. “Falta de competência, de gestão, de vergonha na cara do governo do estado”. Finalizou dizendo que “a CMVC tem que se manifestar em favor da população dessa cidade”.
O vereador Júlio Honorato (PT) disse que uma das metas da Comissão de Agricultura da Câmara Municipal de criar a Central das Associações de Moradores da Zona Rural. “Eu quero registrar aqui que esse objetivo foi cumprido. No último mês foi fundada a Central das Associações do campo”, comemorou o presidente da comissão. Segundo Honorato, uma das metas da central é a regularização fundiária em Vitória da Conquista. Essa etapa, apontou, já está sendo cumprida. Ele parabenizou a atuação do Governo do Estado pela atuação no cumprimento desse objetivo, através da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), que já está realizando a entrega dos títulos das terras cadastradas no município desde a última semana.“Esse trabalho seguirá em frente. É um trabalho inicial, a demanda é muito grande”, disse o vereador.
Cícero Custódio (PSL) informou que foi procurado por estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Anísio Teixeira, que reclamam da falta de segurança no local. Segundo Cícero, os universitários reivindicam mais segurança, iluminação e paradas de ônibus estratégicas, próximas ou dentro do campi, para que eles não necessitem se deslocar aos atuais pontos de ônibus, considerados ermos, sobretudo à noite.
Os campeonatos de futebol nos bairros da cidade foi o tema principal do pronunciamento do vereador Ricardo Babão (PSL). Ele parabenizou o senhor Isaías pela organização do campeonato do bairro Guarani. “Vemos a felicidade dos esportistas e principalmente do futebol amador que todo fim de semana, os campos de várzea estão cheios, é uma forma de lazer para essas pessoas”, afirmou. Por fim, Babão cobrou o apoio de todos os deputados que buscam votos na cidade de Vitória da Conquista para ajudar na melhoria da cidade: “temos que cobrar de todos, porque os deputados representam a Bahia e não as cidades”.
O vereador Luciano Gomes (PR) disse que o município de Vitória da Conquista cresceu nos últimos vinte anos com o apoio do seu povo, dos empresários, das famílias e dos trabalhadores, ressaltando a gestão séria e comprometida do Prefeito Guilherme Menezes (PT), “que aplica bem os recursos do município”. Afirmou que Conquista vem acumulando títulos positivos como saneamento básico. “A população ganha em saúde”. Acrescentou que Vitória da Conquista é uma cidade em plena ascensão.