05/08/2016 11:34:17
Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (05) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). Na oportunidade, moradores do bairro Conveima I fizeram uso da tribuna livre, cobrando a pavimentação nas ruas do bairro e os parlamentares aproveitaram para discutir a situação da localidade.
O vereador Edjaime Rosa – Bibia (PMDB), foi o primeiro a se pronunciar e aproveitou para cobrar a ação do Executivo Municipal em bairros como o Conveima I, que, de acordo com o que ele apontou, espera a 20 anos a pavimentação asfáltica de suas ruas. Bibia estimulou a população do bairro a cobrarem a Prefeitura Municipal o atendimento de suas demandas. Ele justificou o estímulo dizendo que a Prefeitura não agirá sem que seja cobrada. O vereador apontou que o Orçamento Participativo é uma mentira que deixa a população indignada. Ele disse que a população não pode aceitar “as mentiras do Orçamento Participativo”. Bibia cobrou ao prefeito que atenda ao seu mandato e à população da cidade. Segundo ele, desde o início do seu mandato tenta ser atendido pelo prefeito, que ainda não o recebeu.
Após comentar o uso da tribuna Livre, o Líder da bancada de situação, Florisvaldo Bittencourt (PT) voltou a falar sobre as reivindicações dos moradores do bairro Conveima I: “Os moradores têm todo o direito de cobrar, mas vamos estabelecer como resolver esses desafios”. Ele disse que foi o grupo de oposição que criou o Conveima e hoje a atual administração tem tentado consertar e resolver os problemas. Ele, juntamente com outros vereadores, sugeriu montar uma comissão com os moradores. “Estamos tentando incluir no orçamento esse recurso, pois nessa casa todos nós vamos aprovar. Ninguém vai se opor, até porque é uma região importantíssima para nossa cidade”, finalizou.
O vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que acompanha a situação do Conveima há mais de 24 anos. Ele lembrou que uma antiga escola chegou a funcionar em frente a um motel, situação revertida com a articulação dos moradores e seu apoio. Pithon também ressaltou a construção da escola Maria Santana no Conveima I que levou mais segurança aos estudantes que antes tinham que atravessar a BR para estudar.
O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou os moradores do bairro Conveima I pelas reivindicações de melhoria. Afirmou que iria “fazer um levantamento de algumas questões que às vezes passam despercebidos”. Esclareceu que esse ano, o município recebeu mais de 80 km de asfalto, como Senhorinha Ciro, Miro Cairo, Renato Magalhães. “Mais de 80% foi na periferia da cidade. Sabemos que o bairro é antigo e precisa ser asfaltado”. Acrescentou que a pavimentação da Avenida Mongoió, os recursos foram conseguidos com o deputado Afonso Florêncio do PT. “Há ruas que precisam ser asfaltadas no bairro Conveima I, um dos mais antigos”.
Arlindo Rebouças (PMDB) disse que o atual Governo não recebe a população nem alguns vereadores. “Imagine se não fosse participativo”, indagou se referindo ao slogan adotado pela atual administração. Arlindo apontou que a atenção dispensada pelo Executivo Municipal aos bairros periféricos é muito pouca e nos bairros nobres diariamente há obras de manutenção. “Enquanto vocês não recebem pavimentação, alguns bairros já foram asfaltados três vezes”, disse. Rebouças ainda criticou a qualidade dos serviços de Educação e Saúde prestados pelo poder público municipal. Ele apontou ainda que o presídio da cidade não oferece qualquer dignidade aos custodiados enquanto há um presídio novo pronto e que não está em funcionamento. “Cadê as UPA’s?” questionou o parlamentar, que destacou que o Executivo Municipal não cumpre os acordos firmados como Legislativo. Ele pediu ainda aos moradores do bairro Conveima que continuem lutando pelo atendimento de suas demandas.
A vereadora Irma Lemos (PTB) esclareceu que não teve a intenção de criticar um dos moradores do Conveima I presentes à sessão. “Vocês estão aqui buscando os seus direitos”, falou. Ela reconheceu as reivindicações e ressaltou que a Câmara não tem poder de execução de obras. “Vontade nós temos de chegar em seu bairro e asfaltar”, afirmou.
Herminio Oliveira (PPS) começou seu discurso afirmando que não é a favor da burguesia, “sou a favor das pessoas mais necessitadas”. Disse que a administração só promete e nada executa de benefício da comunidade e dos moradores do Conveima, que já tem mais de 40 anos de existência. Ele lamentou a situação do bairro e lembrou que “quando chove fica muita lama, quando tem sol muita poeira. Isso prejudica a saúde das pessoas principalmente das crianças”.
O vereador Cícero Custódio (PSL) disse, em seu pronunciamento, que realizou uma indicação de pavimentação asfáltica para o bairro Conveima, mas segundo ele, a resposta da Prefeitura diz que não há recursos financeiros para a pavimentação das ruas do bairro. O parlamentar admitiu que a situação do bairro realmente é precária, mas chamou atenção para o fato de que há pessoas tentando se beneficiar das dificuldades da população nesse momento político. “A gente tem que ter muito cuidado com isso”, alertou o vereador.
Luciano Gomes (PR), Líder do Prefeito, lamentou o acidente com veículo com professores na zona rural que deixou oito professores feridos, além do motorista, e um morto, o motorista do outro veículo. Em sua fala, ele reconheceu as demandas dos moradores do Conveima I. “Esse esforço para que o asfalto chegue até ao Conveima ele também é um esforço do governo municipal”, afirmou. Segundo Luciano, em Conquista, nos últimos 20 anos, os bairros periféricos vêm recebendo asfalto e esgotamento sanitário. Ele acredita que as obras de pavimentação com recursos do PAC 2 beneficiarão o bairro.
Para o vereador Ricardo Babão (PSL), “comunidade unida é comunidade vencedora”. Ele lembrou que desde criança já frequentava o bairro e sabe bem das dificuldades que os moradores enfrentam. Lembrou que não só o Conveima, mas que tantos outros bairros estão na mesma situação, mas que a administração municipal vem trabalhando “incansavelmente” em busca de recursos para melhoria de cada um. “Nós, como vereadores, temos uma grande vontade de ir e fazer, mas infelizmente não temos esse poder”, lamentou. Finalizou dizendo que essa casa está de portas abertas para receber todas as reivindicações que a população tem para fazer.
Fernando Vasconcelos (PT) disse que “quando se é usado o espaço da democracia, o tema de relevância apresentado pela população ficamos sensibilizados em debater”. Acrescentou que “a luta do Conveima I é de muito tempo e vemos a luta da comunidade”. Salientou que há problemas a serem resolvidos. Defende a união de todos, com responsabilidade, seriedade e estabelecer o diálogo com o poder Executivo. “Espaço do debate está aberto”. Parabenizou a Audiência Pública realizada ontem à noite, que tratou do problema da violência contra a juventude em nosso município.