04/08/2016 23:04:56
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou nessa quinta (04), Audiência Pública para discutir a violência contra a juventude. Estiveram presentes os vereadores Coriolano Moraes (PT), Nelson de Vivi (PCdoB), Fernando Vasconcelos (PT) e Florisvaldo Bittencourt (PT).
Em sua fala, o vereador Fernando Jacaré (PT) se disse angustiado com os dados da violência contra a juventude. “A situação é preocupante, crítica e urgente”, disse Jacaré. O parlamentar destacou o papel da igreja na promoção da vida e disse que o individualismo e o consumismo são características da sociedade que promovem a violência, que, de acordo com ele só poderá ser vencida através da união de todos.
Fernando Jacaré assegurou que a audiência foi apenas um pontapé inicial para a elaboração de estratégias e ações de proteção às crianças e adolescentes.
O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) disse que não tem amizade com o sistema. “Sou um crítico ferrenho. Não temos como mudar esse formato de estado e de sociedade, se não mudarmos o modelo em que é tratado”. Citou o caso de assassinato da jovem Jéssica, de 20 anos. “Os meios de comunicação fizeram tudo para proteger o criminoso porque é filho da classe média alta da nossa sociedade. O aparelho do estado que autuou em flagrante, lavrou auto como lesão corporal leve, para estabelecer uma fiança. O assassino está solto até hoje, e mesmo com a ordem judicial, não efetuou nenhuma diligência para procurar o assassino porque ele é filho do dinheiro da nossa cidade”.
Florisvaldo acrescentou que nos últimos seis anos, 257 crianças e adolescentes foram executados por arma de fogo no município. “Vamos tratar de forma propositiva, mudando o aparelho do estado. É responsabilidade de todos nós”.