17/06/2016 13:18:45
Na sessão desta sexta (17) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou visita que a Casa fez à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ela e o presidente Gilzete Moreira (PSD) foram recebidos pela diretora da instituição, Janilde da Mota, que relatou os problemas enfrentados, sobretudo o pouco apoio do poder público.
Segundo Lúcia, a APAE comporta aproximadamente 560 alunos e possui 65 funcionários, destes 12 são mantidos pelo Estado e 10 pela prefeitura. “A APAE possui uma estrutura adequada para proporcionar uma qualidade de vida funcional melhor aos alunos, que pode ser ampliada com a ajuda de todos”, detalhou.
Janilda explicou aos vereadores que a entidade enfrenta dificuldades para custear as despesas com água e o pagamento de impostos. Segundo ela, eles possuem isenção apenas na conta de energia. Lúcia Rocha informou que a APAE está sem carro, um empecilho para o transporte de mercadorias e pessoas. “O carro que eles possuem está danificado, impedindo a realização de algumas atividades propostas pela Casa”, detalhou a vereadora. A diretora Janilda afirmou que o poder público não é muito presente, sobretudo no quesito isenção de impostos e sessão de um novo veículo.
A parlamentar cobrou soluções: “Solicito que providências sejam tomadas para viabilizar um novo carro para facilitar o transporte que é de extrema urgência e que a receita possa verificar a possibilidade da isenção dos impostos. Na esperança por uma resposta satisfatória à APAE, essa instituição que há tantos anos vem desenvolvendo um trabalho humano e de qualidade, coloco-me à disposição na função que me cabe e solicito as instâncias citadas que acolham essa demanda”.