17/06/2016 12:57:37
O Presidente do Povoado da Estiva, delegado do Orçamento Participativo e membro do Conselho de Saúde do Régis Pacheco, Teobaldo Meireles dos Santos, fez uso da Tribuna Livre para apresentar os problemas da região, como dejetos de construção misturado a lixo descartados, falta de sinal de telefonia, posto de saúde sem atendimento médico e transporte coletivo.
Teobaldo disse que os dejetos de construção misturados a lixo descartados, disse que melhorou após o debate de 01 de junho sobre o sistema de lixo. “Haviam ratos, baratas, acionamos o Conselho de Saúde. Hoje nós passamos no local e parabenizamos a ação que foi tomada e organizado o local minimizando a situação”. Entretanto afirmou que “no decorrer da BA 265 continuam a despejar os dejetos sem regulamentação. Poluição visual muito ruim. Deixa a desejar”. Salientou que há dois containers de lixo. “Eficiente para jogar lixo e o caminhão retirar”, mas denunciou que com a retirada do material para reciclagem, “há um espalhamento muito grande de lixo”.
Sobre a telefonia, disse que na localidade não há sinal, sendo complicado pedir socorro ou ação da polícia. Outro problema apresentado é a falta de atendimento médico. “Temos posto, porém não temos médico conforme a frequência que tinha. Até agora não temos prazo quando teremos atendimento médico no local”.
Teobaldo disse que o povoado, em relação ao transporte coletivo, é atendido pela empresa Novo Horizonte. Disse que o valor é abaixo da passagem de um coletivo, mas não há o passe livre do idoso. “Qual o projeto que temos de colocar um circular na região? Prestes haverá um presídio e escola e haverá muito movimento na região. Não temos perspectiva referente ao asfalto. Quando chove é lama, e na estiagem muita poeira. Precisamos saber qual o planejamento futuro”.
A titularização de posse para os os moradores da Estiva também foi abordado. “Temos dificuldade de adquirir qualquer benefício do governo porque não temos a documentação”.
[caption id="attachment_13265" align="alignright" width="300"] Hermínio Oliveira (PPS)[/caption]Comentando em nome da Bancada de Oposição da Casa, o vereador Hermínio Oliveira (PPS) apontou que o que se constata em visitas a várias regiões de Vitória da Conquista é que, ao contrário do que a Prefeitura aponta em suas peças de publicidade, a cidade não é perfeita. O parlamentar mostrou fotografias do “lixão da Estiva”, que, de acordo com ele, atinge também os povoados de São Domingos e Choça, sítios, fazendas e condomínios da região.
[caption id="attachment_13266" align="alignleft" width="300"] Gilzete Moreira (PSD)[/caption]O vereador presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), Gilzete Moreira (PSD) parabenizou a Teobaldo Meireles dos Santos, presidente do povoado da Estiva, pelas apresentação das reivindicações do povoado da Estiva. “Os vereadores Arlindo Rebouças (PSDB), Coriolano Moraes (PT) e o nosso mandato, já fizeram solicitações para o bairro. Mas é muito importante sua participação”.