15/06/2016 11:57:03
Na sessão desta quarta-feira (15) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), líder da Bancada de Situação, relatou que foi procurado por alunos do ensino médio da extensão do Colégio Estadual José Sá Nunes, situada em Cercadinho. “Três turmas estão só com dois professores. É difícil, objetivamente, discutirmos, imaginarmos que esses alunos vão ter a construção do conhecimento, do conteúdo, passar de ano com uma base dessa”, afirmou.
Ele informou que esteve no Núcleo Regional de Educação, antiga Direc, numa reunião com o diretor do núcleo, Ricardo Costa. “Eu saí mais animado porque o diretor Ricardo, de imediato, apresentou uma solução já para recuperar o quadro de professores a partir do dia 28 deste mês”, falou. Bittencourt ressaltou que é preciso refletir sobre a situação das extensões escolares na zona rural. Ele reconheceu as dificuldades do governo estadual, mas frisou que é preciso mais planejamento para que os alunos consigam cumprir o calendário e adquirir conhecimento que os dê condições de disputar os mesmos espaços que os outros, como ENEM, por exemplo. Para ele, é improvável que turmas com apenas dois professores cheguem ao final do ano em condições de avançar para outro nível ou disputar uma vaga no ENEM ou vestibular.
Ele afirmou que a escola não possui uma vice-diretora e a atual gestora ainda não havia visitado a extensão este ano. “Aí realmente fica preocupante. Como é que a diretora da escola não foi à extensão?”, reclamou. Florisvaldo espera que o novo secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, dê atenção a essa questão. “Eu não consigo imaginar que tendo uma área tão extensa como a nossa, inclusive nós temos ginásios em outros distritos, que estejamos nos deparando com essa situação”, detalhou. Ele advertiu: “Quantas escolas estaduais não estão sofrendo com o mesmo problema?”.