25/05/2016 12:49:17
Na sessão desta quarta (25) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Nelson de Vivi (PCdoB) acusou a Embasa de não realizar os investimentos necessários na rede e gestão da água, o que resultou no racionamento. “Na zona rural a situação é mais grave ainda, depende dos carros-pipa para entrega de água”, ressaltou o parlamentar.
Nelson frisou que além da falta de chuvas, o problema hídrico é agravado por outros fatores. Ele explicou que esteve na comunidade de São Mateus e constatou irregularidades no projeto implanta de um sistema de água. O vereador falou que os canos e a bomba foram instalados, mas depende de energia elétrica. Segundo relato dos próprios moradores, falta energia para bombear a água para as casas. Nelson criticou a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), responsável pela obra: “Como é que se faz um projeto sem antes saber que naquela localidade não tem a energia adequada para o bombeamento? Faz o projeto primeiro para depois saber que não tem energia? Isso aí é uma falha do projeto”.
O edil também ponderou que podem existir outros problemas no projeto, de nível estrutural. Ele afirmou que solicitou ao deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) a articulação de uma audiência com a direção da Cerb, que fica em Salvador. Para Nelson de Vivi, esses problemas só serão resolvidos na capital porque demandam recursos. “[Vamos] cobrar da Cerb que demande o recurso adequado para execução daquela obra e reveja o que foi feito de errado”, falou.