20/05/2016 13:57:28
Durante a Sessão Ordinária desta sexta-feira, 20, o vereador Ademir Abreu tratou da gravidade da crise hídrica enfrentada pela cidade, que causa inclusive um racionamento de água anunciado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) na última segunda-feira, 16. “A gravidade é muito grande”, disse o parlamentar.
Ademir lembrou que uma comissão composta por seis vereadores das bancadas de Situação e Oposição da Casa visitou a barragem Água Fria II, no dia 2 de maio. Segundo o vereador, durante a visita os parlamentares receberam a informação de que apenas três das cinco unidades de bombeamento do Catolé estão funcionando devido à redução do volume de água do rio.
“Os recursos hídricos estão desaparecendo”, lamentou Ademir destacando que providências como o cuidado com as matas ciliares, com as nascentes e o tratamento do esgoto precisam ser tomadas para evitar que o problema da falta de água se torne crônico. Outro problema apontado por Ademir foi a utilização de boa parte da água para irrigação de lavouras. “70% dos recurso hídricos são utilizados para irrigação de lavouras”. Segundo o parlamentar, quatro grandes fazendeiros estão consumindo grande parte dos recursos hídricos que deveria ser explorada apenas pela Embasa para abastecer Vitória da Conquista.
Ademir Abreu propôs que a Câmara faça uma Sessão Especial urgentemente para discutir a questão dos recursos hídricos da cidade.