Imagem Cori propõe lei municipal de incentivo ao livro e à leitura

Cori propõe lei municipal de incentivo ao livro e à leitura

Arquivo

13/05/2016 14:01:54


[caption id="attachment_12271" align="alignleft" width="300"]Professor Cori (PT) Professor Cori (PT)[/caption]

Na sessão desta sexta-feira (13) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Professor Cori (PT) ressaltou o projeto de lei (PL) nº 21/2016, de sua autoria, que dispõe sobre a Política Municipal de Incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura. O parlamentar explicou que encaminhou o PL, que já foi lido na Casa, a iniciativas e instituições que atuam nessa área: Proler/Uesb; Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Conselho Municipal de Educação; Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima;  e Academia Conquistense de Letras.

Para Cori, “é dever do poder público instituir políticas de incentivo à leitura que trabalhem possibilitando o acesso ao livro e estimulando o hábito da leitura. Linha esta, que deva dialogar com a educação formal e informal e visa prioritariamente atingir a criança e o jovem. A realização de um estudo aprofundado da nossa história, da nossa literatura, do conhecimento produzido pela humanidade e o aprimoramento da linguagem literária. Faz-se necessário traçar políticas de reparação, resgatando e dando voz às manifestações das duas matrizes formadoras da nação brasileira, historicamente discriminadas – as diversas etnias africanas e os povos indígenas”.

Segundo Cori, uma das motivações do PL é o fato de Conquista ser um celeiro de escritores. Para ele, se aprovada, a lei fomentará o segmento que já conta com iniciativas como o Proler/Uesb. “É o comitê pioneiro no Brasil, onde são desenvolvidas ações de leitura que contribuem para a qualidade em educação, em caminhos libertários de leitores que, no dia a dia, busca rever conceituações de valores permeados pelo consumismo, intolerância e indiferença, para edificação de uma sociedade mais crítica, mais cidadã, portanto, mais humana”, disse.

Em sua fala, o vereador lembrou que, em 2003, foi lançado o documento Linhas de Ação para a Política Nacional do Livro. A proposta foi debatida e enriquecida pela sociedade, além de ter sido apresentada à Câmara Setorial do Livro e Leitura, cumprindo as exigências da Política Nacional do livro, prevista na lei nº 10.753/2003. “Julgamos importante o município ter iniciativas próprias para políticas de incentivo ao livro e à leitura”, defendeu. Ele ressaltou que, em 2005, o Ministério da Cultura lançou o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), constituído por 20 linhas de ações relacionadas a quatro eixos estratégicos: democratização do acesso; fomento à leitura e formação; valorização da leitura e comunicação; e apoio à economia do livro.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30