29/04/2016 11:12:46
Na sessão desta sexta-feira (29) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Hermínio Oliveira (PPS) voltou a criticar o transporte coletivo. Segundo o edil, as duas empresas que operam no município, Cidade Verde e Vitória, constituíram um monopólio e não ofertam um serviço de qualidade aos conquistenses. Um dos problemas apontados pelo vereador é quantidade de ônibus. “Abordei aqui nesta tribuna quando estava na fase de licitação do transporte coletivo que o aumento de 136 para 160 era muito pouco e precisaria de 200 ônibus”, disse.
Segundo Hermínio, o número é pequeno e não comporta as necessidades da população que “tem sido constantemente prejudicada pela falta de ônibus”. Ele sublinhou que no horário de pico o consumidor enfrenta superlotação e muitos trabalhadores e estudantes perdem seus compromissos porque não conseguem pegar a condução. O parlamentar afirmou que apenas 65% das linhas são atendidas por apenas dois veículos. “Quando quebram os usuários perdem o horário de chegada ao trabalho. Muitas pessoas têm me procurado para falar que estão perdendo o horário e chegando atrasados no trabalho”, disse.
O edil reprovou a atuação da empresa Vitória. “Em menos de um ano foram apreendidos pela Justiça mais de 20 ônibus da Viação Vitória”, detalhou. Ele defende que a empresa seja afastada. “É preciso que a prefeito empenhe e tire essa empresa falida que tem em Vitória da Conquista”, pediu.
Em sua fala, o vereador afirmou que Conquista possui a passagem mais cara do Brasil. Segundo ele, aumentos na tarifa são aprovados pelo Conselho Municipal de Transportes e não pela Câmara. Hermínio destacou projeto da cidade de Salvador que estabeleceu a meia passagem aos domingos e feriados.