20/04/2016 13:41:55
O desvio da água dos rios que abastecem as barragens de água fria I e II, voltou a ser tema do discurso do vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), na manhã dessa quarta-feira (20) durante a sessão realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). “Cobrei do INEMA recentemente a fiscalização pois os fazendeiros estão roubando água, que é um bem para a sociedade e tirar sem outorga do órgão responsável é roubo”, falou.
Bittencourt falou que os fazendeiros colocaram cancelas para os funcionários da embasa não passarem. “ O INEMA me ligou e disse que estaria trazendo informações e não trouxe”, lamentou. Ainda segundo ele, o Inema está fazendo fiscalização, nesses dias, e “espero que isso seja feito constantemente para evitar esse roubo”.
O parlamentar afirmou que os fazendeiros estão usando bombas potentes, “mais potentes que as bombas da embasa”. “Nos meses de agosto e dezembro sãos os mais críticos e vamos perceber isso. Os fazendeiros falaram que representam o desenvolvimento da região, podem até ser, mas não dá o direito do roubar a água da população”.
Ele solicitou que o INEMA faça um projeto junto com esses fazendeiros para que o uso dessa água seja feito de forma regularizada, “porque reflete no nosso abastecimento de toda a cidade”.
Por fim, Florisvaldo disse que do bairro Zabelê até o distrito de Bate Pé, os moradores vem sofrendo com a falta de abastecimento de água. “A gerência regional da embasa não tem autonomia para investimentos e com isso, mais de 100 mil pessoas estão sendo penalizadas por falta de execução de projetos no valor de R$ 4 milhões. Estaremos acompanhando o deputado estadual José Raimundo (PT) no início de maio para uma conversa com o presidente da embasa, porque é inadmissível a embasa arrecadar tanto na cidade e se recusar a investir”, concluiu.