18/04/2016 17:12:25
Na sessão desta segunda-feira (18) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), Líder da Situação, criticou a decisão da Câmara dos Deputados que aprovou o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff ontem (18). Para ele, o resultado foi arquitetado por “falsos moralistas” que estariam escondendo segundas intenções. “Ninguém quer assumir publicamente, por exemplo, que fez o jogo do esquema para proteger mais de 300 deputados que estão respondendo processos da Lava-Jato”, falou.
O parlamentar defende que o processo de impeachment só avançou porque existiria uma orquestração para engavetar processos de investigação como o que envolve Furnas, “que chega em cheio Aécio Neves, presidente do PSDB e toda a cúpula de cima abaixo”, o escândalo da merenda escolar que envolve o governo estadual paulista, que é do PSDB. Bittencourt acusa ainda o PMDB baiano que, segundo ele, teria recebido dinheiro dos esquemas da Lava-Jato. “Inclusive a campanha de Vitória da Conquista recebeu R$ 150 mil, identificado na operação Lava-Jato”, disse.
Para Florisvaldo o Congresso Nacional é promíscuo e o comportamento de muitos deputados ontem demonstra isso. Ele ainda defendeu a presidente Dilma Rousseff. “Ninguém tem coragem de assumir, por exemplo, que o que traz como crime de responsabilidade fiscal da Dilma foi porque ela repassou dinheiro para o Bolsa Família, foram os recursos do trabalhador rural. Esse é o elemento jurídico em que se está estabelecendo a peça. E nós estamos aqui para denunciar esse golpe”, falou.
O vereador também criticou a deputada federal Tia Eron (PRB-Ba). “Hoje se você tem Temer e Cunha na perspectiva de governar o país a partir dos próximos dias agradeça a deputada que teve a ousadia de dizer que representava as mulheres negras do nosso estado, nosso país, que substituiu um deputado para defender Cunha no Conselho de Ética”, detalhou.
Ele sublinhou o que considera um receio do Congresso em propor eleições diretas devido ao desempenho do ex-presidente Lula nas últimas pesquisas de intenção de voto. “Porque as pesquisas apontam que se as eleições fossem hoje o presidente Lula estaria em primeiro nas pesquisas. Isso é uma dor que não se consome”, disse. Bittencourt advertiu: “Agora a pouco o líder da Oposição falou que aquele grupo dos amarelinhos vai de forma espontânea para as ruas. Olhe para a Avenida Paulista, a estrutura que a FIESP montou. Agora assumam o papel de vocês. Assumam o papel do mercado”.
O vereador também censurou o próprio partido: “Estamos pagando o preço da política de coalização. Nós arrastamos um cesto de serpentes para nosso meio”. Ele lembrou que o governo Dilma conta com ministros do PMDB e PSD que votaram a favor do impeachment. Em sua fala, Bittencourt ainda voltou a acusar o processo de promíscuo, ressaltando notícias que dão conta de uma possível participação do PSDB num eventual governo Temer.