15/04/2016 17:00:59
Hermínio Oliveira, autor do requerimento para a sessão especial, lembrou que em 2012 a carceragem do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) foi interditada pelo Juiz Dr. Reno Soares devido à superlotação do espaço. “O Disep tinha capacidade para 16 detentos e estava com 90. Foi interditado na época para chamar a atenção para a construção do novo presídio. Havia uma verba de R$ 18 milhões para a construção do novo presídio e a verba foi devolvida para o Ministério”, disse o parlamentar.
Ele contou ainda que, após a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, a verba voltou para Vitória da Conquista e, agora o presídio está pronto e ainda não foi inaugurado, enquanto o presídio Nilton Gonçalves está com 382 detentos, quando tem capacidade para apenas 182. “Já há um ano e seis meses que o novo presídio foi concluído e o Governador não inaugurou o presídio”, disse Hermínio.
De acordo com o vereador, as polícias civil e militar têm feito o seu trabalho no combate aos crimes, mas os presos são soltos por força da Lei. Ele lamentou que o salário dos policiais seja tão baixo e também o alto índice de violência na cidade. “Estamos ficando presos. As pessoas estão precisando colocar grades de proteção para garantir a sua segurança. A população de bem está ficando sem o direito e ir e vir por causa das balas perdidas”, disse Oliveira, que pediu aos deputados que representam Vitória da Conquista cobrem a inauguração do novo presídio.