15/04/2016 16:13:35
Na sessão, desta sexta-feira (15), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), Líder da Situação, defendeu que existem duas questões centrais na demora da inauguração do novo presídio: uma batalha econômica travada nos processos de licitação executados e que agora está judicializada; e a questão da terceirização da gestão do equipamento. Segundo o edil, “do ponto de vista pessoa e ideológico, eu não concordo com a terceirização”.
Para ele, é preciso levar em consideração os anseios da sociedade sobre essa questão. “Porque até agora só discutimos interesses econômicos, interesses do ponto de vista do servidor, que são legítimos, do ponto de vista das empresas. Mas, não se pergunta o que a sociedade espera de tudo isso”, falou. O vereador sublinhou que no presídio Nilton Gonçalves uma bomba está armada pela existência de duas facções criminosas. Ele criticou a atuação das polícias que não conseguem identificar os chefes dessas facções. O vereador propôs uma articulação do estado, judiciário e legislativo, todo o “aparato do estado” para buscar soluções para o problema.
Bittencourt ressaltou que a inauguração do novo presídio vai contribuir ainda para a manutenção das relações entre os presos e seus familiares. Segundo o edil, muitos detentos estão recolhidos em presídios distantes de Conquista, situação que impede, muitas vezes, a visita de familiares. Para ele a manutenção desse vínculo é fundamental para a recuperação do detento.