13/04/2016 13:43:03
Na sessão desta quarta-feira (13) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), líder da Bancada de Situação, anunciou a sessão de um trator para o território quilombola de Maria Clemência. O termo de cessão foi assinado nesta semana na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O equipamento é fruto da ação do deputado estadual José Raimundo (PT) e do deputado federal Waldenor Pereira (PT) em atendimento à solicitação do vereador. Bittencourt informou que o trator vai beneficiar a agricultura familiar em nove povoados que fazem parte do território: Baixão, Malhada, Retiro, Sagui, Manoel Antônio, Muritiba, Riacho Teófilo, Oiteiro e a sede, Maria Clemência. O vereador agradeceu a José Raimundo e a Waldenor Pereira pelo empenho para essa conquista.
Para Florisvaldo, o trator vai estimular o desenvolvimento do território. “Para que a comunidade possa plantar, fortalecer, sair desse modelo artesanal da enxada, do escavador”, disse. Ele acredita que com mais tecnologia essas comunidades passem a produzir mais. Segundo o edil, a prefeitura está distribuindo sementes aos agricultores do município e o trator será fundamental para agilizar a produção agrícola. Além disso, ao lado de outras ações como a organização de associações rurais, o equipamento vai estimular a autonomia dessas comunidades. Bittencourt lembrou que a autonomia nem sempre é respeitada. “Autonomia é cidadania. Porque não é possível, por exemplo, como na região do Baixão, às vezes, trancam uma água enquanto não se faz uma reunião. Enquanto não se beija a mão de alguém a comunidade não recebe água”, criticou.
Em sua fala, o vereador informou que tem uma reunião agendada para o dia 19 de abril com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e a Embasa para discutir a ampliação do abastecimento de água na mesma região que vai receber o trator. “Não queremos que toda aquela região continue refém desse modelo equivocado”, falou. O vereador assinalou que essas ações vão ao encontro de uma visão libertadora que prevê o desenvolvimento autônomo das comunidades da zona rural. “E que aquelas velhas amarras, velhos costumes possam ser arrebentados”, falou.
Bittencourt elogiou a seriedade do prefeito Guilherme Menezes. Segundo o vereador “tentaram” burlar uma emenda de sua autoria para construção de uma posto de saúde na comunidade do Sagui, mas o prefeito manteve o compromisso frustrando o plano de interesses alheios, frisou. “Graças a Deus nós temos um trabalho sério que não se deixa contaminar com esse tipo de insinuações e a ordem de serviço foi feita para lá. Aqueles que viviam festejando, achando que iam passar por cima do trabalho sério da comunidade, da organização comunitária através de associação, deu com os burros n'água”, disse.
Tribuna eleitoral – Em sua fala, Florisvaldo Bittencourt comentou a participação de Liomax Dias Brandão na tribuna livre, popularmente conhecido como Peu, liderança comunitária em Veredinha. Para o vereador é importante abrir espaço para que as lideranças falem sobre demandas e reclamações das comunidades, mas se deve evitar o uso da tribuna para fins eleitorais. Florisvaldo criticou a postura de Peu. “Ele abandou completamente o requerimento que tinha feito para defender os interesses da comunidade e começou a falar dos seus interesses de candidatura partidária. Foi por isso que eu o interpelei. Eu acho que até o momento em que estava defendendo os interesses de Veredinha tinha total apoio nosso, até para fazer a crítica ao governo. Porque nós entendemos que o governo também mereça suas críticas, é para a melhoria daquela região. Mas, nós não podemos admitir que seja utilizado esse espaço importante para desqualificar quem é do governo e promover agentes da oposição”, questionou.