08/04/2016 13:43:05
O programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal em 2013, foi o tema da sessão especial realizado na manhã dessa sexta-feira (08), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). A sessão foi proposta pelo vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), que abriu a sessão agradecendo a presença de todos e explicando que o intuito da sessão é “fazer uma avaliação do Mais Médicos aqui em Vitória da Conquista e de uma forma mais específica, homenagear esses profissionais que tanto contribuem com a saúde de nossa cidade”.
Florisvaldo lembrou que o programa é muito amplo e vai além do atendimento. “É importante lembrar que este ano o programa completa três anos”. Disse ainda que, acima de tudo, o programa tem por finalidade levar atendimento médico às pessoas da zona periférica: “A implantação desse programa passou e ainda passa por vários desafios. A Presidente Dilma acertou com esse projeto. Estamos hoje avaliando e comemorando . Percebemos claramente a importância desse programa ao povo brasileiro”, falou.
O parlamentar ressaltou que “a homenagem de hoje, se faz justiça, porque no início se criou dentro do conflito econômico e até ideológico, se tornou uma verdadeira guerra , se colocando em cheque a competência desses profissionais”.
Ele relatou o acontecimento em fortaleza, no início do programa, e disse da mudança de comportamento das pessoas. “De forma silenciosa os médicos cubanos que aqui chegaram, não atacou ninguém, não foi revanchista, e o retorno foi dado em campo, com o trabalho”, contou. Bittencourt afirmou que por esse motivo “estamos aqui hoje comemorando” . Segundo ele 6% das vagas foram preenchidas por médicos brasileiros, “hoje isso mudou e a maioria dos médicos que atuam na atenção básica em Conquista é brasileiro”.
O edil afirmou que “devemos prevenir para que as pessoas não fiquem doente, por isso precisamos investir na atenção básica. Falo com testemunho de muitos moradores de nossa cidade. Isso é uma revolução, não só uma revolução formal da medicina, mas do poder público e da sociedade”.
Finalizou dizendo da “alegria de estarmos aqui hoje, comemorando, avaliando, evoluímos, mas ainda temos muito o que melhorar e a partir do nosso governo criamos o mais médicos e estamos tentando tampar essa lacuna”.