09/03/2016 13:52:00
O vereador Júlio Honorato (PT) destacou a realização de reuniões, palestras e manifestações de movimentos de mulheres, ocorridos ontem (8), como parte da programação do Dia Internacional da Mulher. Em sua fala, na sessão solene, desta quarta-feira (9), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), ele sublinhou as ações das mulheres camponesas que se reuniram no Ginásio de Esportes e fizeram uma mobilização nas ruas de Conquista. O grupo ainda entregou uma pauta de reivindicações à presidência da Câmara. No momento, estavam presentes os vereadores Arlindo Rebouças (PSDB), Florisvaldo Bittencourt (PT) e o próprio Honorato. O edil parabenizou os outros movimentos que participaram da atividade como o MST, MPA, MTD e a União de Mulheres.
Para Honorato, o Dia Internacional da Mulher não é de comemoração, é de luta. Segundo ele, na prática, muitos dos direitos conquistados pelas mulheres não são respeitados. O parlamentar ressaltou que a luta das mulheres deve ser encampada também pelos homens. “É a luta pela igualdade. É a luta contra a violência. É a luta de todos nós. É a luta por direitos, por política públicas que atendam as mulheres e aos homens. Então, a causa das mulheres é uma causa também nossa, porque são causas justas”, disse.
O edil criticou quem atribui o machismo à criação dada pelas mães. “As nossas mães reproduzem um discurso machista da sociedade. Ela é fruto disso. Por que a maioria das mulheres é machista? Porque é fruto de uma sociedade machista”, falou. O vereador ainda recitou uma poesia em homenagem ao Dia da Mulher.