26/02/2016 13:57:18
O vereador Edjaime Rosa Bibia (PSDB), iniciou seu pronunciamento na sessão mista para discutir formas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) nessa sexta (26), dizendo “parece que as coisas não querem ser resolvidas”.
Para Edjaime a coleta de lixo domiciliar é bem feita, mas relação ao lixo de materiais de construção deixa a desejar. “Denunciamos e cobramos e nada foi realizado”. Informou que já fez várias indicações ao secretário Gildásio Silveira para limpeza desses locais em bairros periféricos da cidade, ressaltando que uma parte foi resolvida e outra não.
Bibia denunciou que no Colégio e no fundo do posto de saúde do Aparecida há material colocado pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) e até hoje não foi retirado. “O posto de saúde do Bruno Bacelar o mato está tomando conta em volta. Será que não estamos ajudando a administrar a cidade? Será que não estamos mostrando e cobrando?”
Edjaime citou dois projetos apresentados na CMVC votados por unanimidade. O primeiro da autoria do Vereador Coriolano Moraes (PT), para evitar o tráfego de carretas no centro da cidade no horário comercial, e o outro de sua própria autoria, que fala em Cidade Limpa, prevendo multas para quem jogasse lixo nas ruas. De acordo com o vereador, ambos não foram sancionados pelo prefeito.
Bibia também afirmou que a zona rural está abandonada, faltando a coleta de lixo na maioria das localidade e que o cemitério está sendo um lugar de proliferação do mosquito. Finalizou fazendo um apelo a Secretaria de Saúde para a realização de um mutirão nos lugares onde há maior ocorrência do mosquito, nos bairros periféricos. “Estamos aqui para ajudar toda a sociedade”.