26/02/2016 13:47:12
A vereadora Lúcia Rocha (DEM), iniciou seu pronunciamento na sessão mista para discutir formas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nessa sexta (26), dizendo que “hoje abordamos tema de muita preocupação. Combate ao Aedes Aegypti”.
Lúcia enfatizou que é preciso estar alerta no combate ao mosquito transmissor de doenças. “No Brasil há inúmeros casos que nos deixa em alerta”. Em Vitória da Conquista, segundo a Secretaria de Saúde, há suspeita de 749 casos de dengue, 30 de zika vírus e 01 de chikungunya. Todos aguardam resultado.
A vereadora informou que o governo tem tomado medidas anualmente para o combate do mosquito, intensificando após a relação entre zika vírus e microcefalia. “E até que se tenha comprovado a relação com outras doenças neurológicas, precisamos nos mobilizar enquanto órgãos responsáveis e também enquanto cidadão”.
Lúcia entende que uma ação conjunta entre governo e população é de fundamental importância para eliminar o alto índice de casos. “Ações simples e cotidianas”. Citou como exemplo “não acumular águas em potes, pneus e plantas são algumas ações que todos podem realizar, em tempo onde a informação chega de forma tão rápida pela mídia e redes sociais”.
A vereadora também pediu que ao saber de um local onde seja possível a reprodução do mosquito, entre em contato com os órgãos responsáveis e informe. Sugeriu a criação de uma força tarefa, conscientização da população através da mídia e material gráfico informativo, mutirão nos bairros e atuação dos setores e órgãos municipais. “São algumas ações para nos unirmos nesse combate”.
A vereadora Lúcia Rocha finalizou se pronunciamento dizendo que “podemos vencer o mosquito e os males que eles trazem. A união faz a força. Vamos a luta”.