12/02/2016 17:00:42
Na sessão desta sexta-feira (12) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Nelson de Vivi (PcdoB) também tratou da questão da segurança e violência. “Nós não podemos aceitar o nível de violência em que se encontra nossa cidade. E temos que encontrar caminhos para combater essa violência”, disse. O edil trouxe um caso de sucesso que foi a cidade de Medelín, na Colômbia. “Há alguns anos, era tida como a cidade mais violenta do mundo e ganhou agora um selo da ONU como a cidade paz”, relatou.
Para Nelson, Medelín é um exemplo como o qual Conquista pode aprender. “Veio um palestrante de lá para a Bahia e ensinou que a cidade que saiu da posição da mais violenta do mundo para hoje uma cidade de paz foi pelo caminho da educação, da cultura e do lazer”, explicou. O vereador questionou: “Como está a educação de Vitória da Conquista? Entre as mais atrasadas da Bahia. Como está a nossa cultura? O Centro de Cultura, o maior centro cultural nosso, se encontra fechado há anos. E como está o lazer, praças esportivas e o lazer de nossa juventude? Não tem. O único lazer que a juventude tem encontrado é beber cachaça nos botecos. Porque você procura as praças de lazer, de esporte e cultura, basicamente nos bairros periféricos e até nos centrais, nós não encontramos”.
Para ele, essa conjuntura contribui para o aumento da criminalidade. Nelson defende que a solução passa por todos os segmentos da sociedade e que muitos já fazem a sua parte. “Nós reconhecemos e somos testemunhas do grande trabalho das igrejas evangélicas ou não no combate à violência”, exemplificou. Ainda assim, o parlamentar ressaltou o papel protagonista do poder público. “É quem cuida da educação, dá oportunidade de emprego, lazer, saúde, das praças esportivas está deixando muito a desejar e contribuindo muito para o aumento da violência em nossa cidade”, disse. Ele lembrou que Conquista foi apontada como uma das cidades mais violentas do Brasil. O vereador evidenciou uma ação social da Associação Amigos e Amor na região dos Campinhos, no dia 31 de janeiro, como um exemplo de combate à violência, pois oportunizou àquela comunidade momentos de lazer, cultura e entretenimento.
Em sua fala, o edil ainda agradeceu a presença da equipe do programa de rádio Vem Louvar Conquista, transmitido pela Brasil FM 107,7. O programa foi homenageado na Câmara com uma moção de aplauso, de autoria do vereador Nelson de Vivi, pelo aniversário de um ano.