Imagem Florisvaldo Bittencourt critica banalização da violência e defende ação coletiva no combate à criminalidade

Florisvaldo Bittencourt critica banalização da violência e defende ação coletiva no combate à criminalidade

Arquivo

12/02/2016 16:28:07


[caption id="attachment_9306" align="alignleft" width="300"]Florisvaldo Bittencourt Florisvaldo Bittencourt[/caption]

Na sessão desta sexta-feira (12) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Florisvaldo Bittencourt, líder da Bancada de Situação, tratou do tema da segurança e violência. Para o parlamentar, não se pode tratar a problemática da segurança pública como uma questão eleitoral e partidária. “Nós devemos tratar a segurança pública e a violência como uma questão de cidadania, uma questão de direito coletivo. Porque estamos aceitando, de certa forma, aceitando a banalização do crime”, detalhou.

O vereador criticou a veiculação de imagens de cadáveres em sites diversos, na maioria das vezes vítimas da criminalidade: “Nós temos que combater isso. Por que eu estou falando? Porque é obrigação sim do poder público, do Estado, do município. Nós vereadores temos a responsabilidade sim. Mas tem a responsabilidade também da sociedade. Nós temos que criar um grande debate”.

Bittencourt provocou: “Cadê o Ministério Público? Nós tivemos mais de 12 pessoas executadas nesse mês. Nós não vemos um promotor, uma promotora invocando o seu poder constitucional para abrir esse debate. Cadê os juízes de direito de nosso município? Cadê as organizações das nossas polícias, os nossos comandos? Que a justiça seja feita, o policial militar e civil que está lá na ponta, ele é um cumpridor de ordem, de agenda. Mas, nós temos de trabalhar estratégias”. E acrescentou: “Cadê nossas igrejas? Nossos pastores, nossos padres? Nós precisamos debater isso”.

Em sua fala, o vereador ressaltou que não se pode atribuir a execução de cada vítima ao tráfico. “Que estado de direito é esse que vivemos onde criamos o poder paralelo da morte, da execução. E nós estamos todos achando que isso é uma questão meramente eleitoral”, disse. Ele defendeu uma postura mais consistente da oposição e do governo. “É uma questão de todos nós. Precisamos assumir como um problema da sociedade”, conclamou. O edil evidenciou que a sociedade vem transferindo o problema: “As nossas famílias estão sendo constituídas dizendo que a escola tem que resolver os problemas de nossos filhos”. Para ele, o tráfico não tem o direito de invadir casas e tirar a vidas de pessoas, muitas vezes na presença de suas famílias.

Florisvaldo Bittencourt defendeu a discussão da problemática da violência a partir de uma agenda pautada na sociedade, sem a intervenção de interesses eleitorais. “Vamos clamar a esses setores organizados da sociedade para encontramos uma saída coletiva. Porque se acharmos que a Polícia Militar vai acabar com o crime é mentira. A Polícia Civil não vai acabar com o crime. O que vai acabar com a criminalidade é uma ação coletiva”, finalizou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30