17/12/2015 14:29:00
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) convocou uma reunião entre a Casa e os servidores da Secretaria Estadual de Saúde. Além dos vereadores Arlindo Rebouças (PROS), Cícero Custódio (PV), Juvêncio Amaral (PV) e Professor Cori (PT), participaram da reunião a assessoria do mandato do vereador Ademir Abreu (PT), servidores da Secretaria Estadual de Saúde e a diretora do Sindsaúde-BA, Mariene Ribeiro.
Durante a reunião os servidores falaram sobre as atuais condições do Hospital Regional de Vitória da Conquista (HGVC), Hospital de Base e sobre o aumento no valor pago pelos servidores ao Planserv. Segundo os servidores, o aumento imposto foi excessivo e tornou o seu pagamento inviável.
Durante a reunião, os parlamentares se comprometeram em realizar uma reunião com os deputados estaduais conquistenses que compõem a Bancada de Situação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Fabrício Falcão (PCdoB) e Zé Raimundo (PT), para tratar do aumento. “Os deputados da situação votaram a favor (do aumento) e a gente vai tentar sentar com os dois deputados”, explicou o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Cícero Custódio (PV).
Os vereadores pediram aos servidores que reúnam dados referentes ao aumento no valor do Planserv, para que eles sejam apresentados durante a conversa com os deputados. “A gente tem que buscar melhorar”, disse Custódio.
A diretora do Sindsaúde-BA, Mariene Ribeiro, aponta que há uma disparidade no aumento concedido pelo Governo do Estado aos servidores e no aumento sofrido pela mensalidade do Planserv. “O Governo deu um aumento pra gente de 5,91% e de repente aumenta de uma maneira que os funcionários estão tentando ir pro SAC e cancelar esse plano. É um absurdo”, disse ela.
Essa é a segunda vez que a categoria participa de atividades na Câmara para discutir o aumento do Planserv. Na quarta-feira, 9, Zuleide Batista e Mariene Brito ocuparam o espaço da Tribuna Livre, durante a Sessão Ordinária e falaram sobre o que classificaram como “o aumento abusivo no valor do Planserv e o desrespeito ao servidor”. “Nós ocupamos a Tribuna Livre e eles chamaram a gente para uma comissão e hoje é a primeira vez que a comissão está se reunindo com a gente”, disse a diretora do sindicato.