Imagem Aumento abusivo no valor do Planserv e desrespeito ao servidor são tema da Tribuna Livre

Aumento abusivo no valor do Planserv e desrespeito ao servidor são tema da Tribuna Livre

Arquivo

09/12/2015 12:25:00


Na manhã desta quarta-feira, 9, as servidoras do Estado da Bahia Zuleide Batista Paiva e Mariene Brito, que atuam no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), ocuparam o espaço da Tribuna Livre para falar sobre o aumento abusivo no valor do Planserv e o desrespeito ao servidor.

Zuleide Paiva disse que a Assembleia Legislatva da Bahia (ALBA) aprovou, “na calada da noite”, disse ela, um projeto que “prejudica o servidor”.

De acordo com Zuleide, o Governo do Estado mentiu ao dizer que o valor do Planserv não sofreria reajuste para os servidores que tivessem salários inferiores a R$ 3.750,00, pois o reajuste aconteceu. “Nós temos os contracheques das colegas pra comprovar”, disse a servidora. “O servidor está sendo assaltado. Ele tirou o pão da boca de muita gente”, disse ela.

Segundo Zuleide, o Governo está dizendo que desde 2011 o Planserv não sofre reajuste, entretanto os reajustes estão acontecendo. “Não foi o assalto que houve agora, mas não estava parado. Todo mês ele sofria reajuste” apontou ela. “Nós não somos culpados pelo desfalque na Bahia, pelo desfalque no Brasil” emendou.

A servidora pediu que os representantes enviem uma nota aos deputados exigindo a revisão dos Projetos de Lei aprovados recentemente. “Façam uma nota que exija dos nossos parlamentares lá em Salvador que revejam essas leis e outras que estão vindo aí”, pediu ela.

A representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-BA), Mariene Brito disse que na última sexta-feira, 4, o sindicato aprovou a adesão à paralisação dos servidores públicos estaduais em protesto contra a PEC 148/2015 e a aprovação do PL 21631/2015, que pretende suprimir direitos como licença  prêmio e estabilidade financeira dos servidores.

Mariene garantiu que o Sindsaúde defende a manutenção do Estatuto do Servidor original, sem qualquer mudança que prejudique os servidores.

Ao comentar o uso da Tribuna Livre por Zuleide Batista Paiva, o vereador líder da bancada da oposição, Arlindo Rebouças (PROS), disse que um dia fez a besteira de votar no PT. “Acreditei que um suposto representante dos trabalhadores seriam bom no governo. É um chefe de quadrilha, uma das maiores do mundo, que foi feita para saquear o país”. Arlindo entende que “está no hora de corrigir esse erro grave, a começar pela eleição do ano que vem”. Criticou o PT afirmando que “quebrou o país e a Bahia”. Explicou que com o aumento do Planserv, diminui o salário, e isso vai refletir no supermercado, na feira, na escola das crianças.  Arlindo também citou que crise na saúde. “Estão acabando com o SUS”. Finalizou afirmando que a bancada de oposição está com a categoria.

O vereador Professor Cori (PT) se solidarizou com as reivindicações dos servidores estaduais. Ele considera abusivo os reajustes na tabela de pagamento do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos (Planserv), recentemente implementado pelo governo estadual. O parlamentar defende uma reavaliação dos procedimentos, pois, segundo ele, em alguns casos o desconto do plano, feito no contracheque, chega a 70% do salário do servidor. Cori chegou a manifestar sua posição à Governadoria. Ele acredita que a CMVC pode contribuir estimulando o governo do Estado a dialogar. 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30