27/11/2015 10:45:00
O vereador Sidney Oliveira (PRB), utilizou a tribuna na manhã dessa sexta-feira (27), durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), para relatar um ocorrido entre um consumidor e a editora abril: “Na última fala que fiz nesta tribuna eu relatei que havia algumas pessoas abordando estudantes de algumas faculdades aqui na cidade, uma dela identificada como Nayara, dizendo ser RCA (Representante Comercial Autônoma) da editora abril, oferecendo assinatura de revistas”.
Ele relatou que uma pessoa o procurou, e disse que assinou o contrato com a “representante” da editora e que ficou acordado que os três primeiros meses seriam feito uma entrega gratuita, após isso ela optaria pela continuidade ou não do contrato, “algo que não aconteceu, pois após a primeira entrega essa pessoa constatou o valor já descontado na sua fatura bancária, o que fere o CDC (Código de defesa do consumidor)”. Sidney relatou que orientou o consumidor a procurar a empresa para reclamar, e que a atendente Tatiana informou que não existia esse procedimento na empresa e que se o cliente quisesse, ele deveria efetuar o pagamento total do contrato, referente a um ano, e que teria um desconto. “Eu pedi para falar com esta atendente, me identifiquei, citei alguns pontos do CDC e ela, muito mal educada e totalmente despreparada para a função, me disse que o fato de eu ser vereador não mudaria as normas da empresa. Pedi ao consumidor para solicitar o protocolo de atendimento e neste momento esta atendente simplesmente desligou o telefone”, relatou.
O parlamentar disse que acredita na seriedade da editora abril, mas que a atendente não estava preparada para ajudar o consumidor e contou que o consumidor foi ao banco, relatou a situação e conseguiu reaver seu dinheiro: “Nós vereadores da comissão de defesa do consumidor (Cícero custódio [PV], Hermínio Oliveira [SD] e Sidney Oliveira [PRB]) vamos continuar fiscalizando e estamos a disposição”.